Milton Santos é o homenageado da nova mostra Ocupação, do Itaú Cultural

Exposição entra em cartaz nesta quarta (19), em SP, e resgata a trajetória do geógrafo através de mais de 150 peças

milton santos
Milton Santos se engajou em debates sobre política e educação pelos jornais; discutiu questões sociais e defendia a importância da cidadania no Brasil. (Foto: Marcelo Escobar/Divulgação).

Considerado um dos mais renomados intelectuais brasileiros, o geógrafo Milton Santos é o homenageado da 59ª mostra Ocupação, realizada pelo Itaú Cultural. A exposição, que abre nesta quarta-feira (19) e fica em cartaz até 8 de outubro, revisita a trajetória do geógrafo através de mais de 150 peças, entre fotos, arquivos audiovisuais, textos e livros de sua autoria, além de depoimentos dele próprio e de personalidades de sua convivência e objetos pessoais. A entrada é gratuita.

Entre os vídeos exibidos na exposição, um deles traz fala do próprio Milton Santos sobre a importância da geografia em palestra que deu no Encontro internacional: lugar, formação socioespacial, mundo, realizado na Universidade de São Paulo (USP), em 1994.

Nascido em maio de 1926 em Brotas de Macaúbas, na Bahia, ele morreu em junho de 2001, em São Paulo, aos 75 anos. Além de renomado geógrafo, que inovou o pensamento sobre o tema, Santos foi escritor, cientista, jornalista e professor universitário. Por 13 anos, de 1964 a 1977, viveu em exílio.

Hoje, passados 22 anos de sua morte, as ideias de Milton Santos seguem circulando para além das universidades, impactando e influenciando todo o país e alimentando novos intelectuais, artistas e ativistas, em especial nas periferias. Ele se engajou em debates sobre política e educação pelos jornais; discutiu práticas de movimentos sociais e a questão racial.

Realizando um percurso que começa pelo seu processo criativo até chegar ao legado intelectual, a mostra tem curadoria, concepção e realização da equipe Itaú Cultural, com consultoria de Flávia Grimm e Manoel Lemes e projeto expográfico de Francine Moura e Davi Brischi. Toda a exposição contém recursos de acessibilidade.

SERVIÇO:
Ocupação Milton Santos

Datas: 19 de julho a 8 de outubro
Endereço: Itaú Cultural (Avenida Paulistan 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô / Piso térreo)
Visitação: de terça-feira a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada gratuita
Mais informações através do site do Itaú Cultural