A partir das 11h deste sábado (6), o Itaú Cultural, em São Paulo, apresenta o trabalho de expoentes da street art e do grafite, de dentro e fora do Brasil, na exposição Além das ruas: histórias do graffiti. A mostra, que segue em cartaz até 30 de julho, reúne 76 obras de 51 artistas grafiteiros, de diversos gêneros, raças e gerações – dos anos 1970 até a atualidade – e variados estilos e técnicas, sob a curadoria de Binho Ribeiro.
Os trabalhos ficarão expostos nos três andares do espaço expositivo da instituição. No piso 1, o público encontrará um recorte histórico em uma linha do tempo desta arte das ruas. Já no primeiro subsolo (-1), o foco é na street art e no piso -2, o destaque é o hip-hop.
Dentre os artistas convidados, 17 deles executam os seus trabalhos diretamente nas paredes e outros suportes dos três andares reservados para as grandes mostras do Itaú Cultural. Quatro são do exterior: T-Kid, de Nova York; Farid Rueda, do México; o espanhol Saturno; e a chilena-canadense Shalak Attack.
Odé Frasão, Gnos, Dninja Bichocoisa, Cranio, Tio Trampo, André Gonzaga Dalata, o curador Binho Ribeiro, Tinho, Katia Suzue, Acme, Fábio Does, Chivitz e Kueio são alguns dos brasileiros que também desenharam os seus trabalhos in loco.
Além das ruas: histórias do graffiti oferece ainda shows de hip hop, uma revista interativa, recursos de acessibilidade, oficinas e outras atividades educativas.
Shows
Em sinergia com a abertura da mostra, a Sala Itaú Cultural apresenta shows de Dj Livea, com participação de Tasha e Tracie, nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), e Thaíde, nesta sábado (6) e domingo (7). Todas as apresentações começam às 20h, com exceção da última, no domingo, que tem início às 19h. Os ingressos são gratuitos, mas as reservas via INTI já estão esgotadas.