8ª edição do Encontro de Capoeira Vai Dizer a Dendê reúne mestras Angoleiras em Olinda

O evento, organizado pelo Centro de Capoeira Luz Di Angola, oferece rodas, treinos e debates ao longo de quatro dias

Captura de Tela 2023 05 04 às 11.34.22 AM e1683295520387
O Vai Dizer a Dendê oferece vivências de Capoeira com foco na sabedoria das mulheres. (Foto: Divulgação).

Organizado pelo Centro de Capoeira Luz Di Angola, o Vai Dizer a Dendê é um encontro multicultural de Capoeira Angola focado na ancestralidade negra e na sabedoria das mulheres. Este ano o evento chega a sua oitava edição e oferece quatro dias de vivências de Capoeira com rodas, treinos e debates. A programação, que teve início na noite dessa quinta (4), promete movimentar todo o final de semana em Olinda até o domingo (7).

Desta sexta-feira (5) até o último dia, as atividades dividem-se entre o Espaço Angola Mãe e a sede do Clube Vassourinhas. As inscrições são pagas e podem ser realizadas através de formulário online.

Nesta sexta, o Angola Mãe, terreiro do Mestre Sapo, recebe um cinedebate e vivências de Capoeira. Já no sábado e domingo, a programação se concentra no Clube Vassourinhas, no Largo do Amparo, com oficinas, cinedabete, rodas, conversas e programação infantil.

Ainda no sábado (6), acontece a noite cultural em parceria com o Coco de Umbigada, de Mãe Beth de Oxum, no Guadalupe. Os detalhes da programação podem ser acessados no Instagram do Centro de Capoeira Luz Di Angola.

Protagonismo feminino

A edição deste ano faz história ao reunir mestras de diversas partes do Brasil. Da Bahia, vem Mestra Jararaca, a primeira mestra mulher do seu estado; do Maranhão, chega Mestra Elma, com quase quatro décadas de capoeira; e, do Rio de Janeiro, vem Mestra Gegê, fundadora do Espaço Comunitário Florescer, na Península do Maraú.

“A presença dessas mestras no nosso encontro representa um momento importantíssimo da capoeira onde as mulheres têm se fortalecido em rede, ocupado espaços importantes, contado e cantado suas histórias e transformando o universo da Capoeira”, destaca a Mestra Di, anfitriã do encontro.