Crítica – HQ: Quem Tá Chorando?, de Allan Sieber e Claudia Jouvin

sieber

quem44

Allan Sieber e Claudia Jouvin ilustram as dores e delícias dos pais de primeira viagem

A maternidade/paternidade pode ser mais desesperadora do que parece. Mas também há prazeres nessa aventura de ser pai de primeira viagem. É esse o mote de Quem Tá Chorando?, novo livro de tiras de Allan Sieber e Claudia Jouvin, que sai pela Veneta.

O casal narra no livro as desventuras na criação do primogênito Max, desde o nascimento até os primeiros meses. Com humor e sarcasmo eles contam dilemas e situações clássicas da criação de um bebê como troca de fraldas, noites mal dormidas, choros com razões desconhecidas e a mudança drástica no cotidiano dos pais. Mas traz também momentos bem típicos dos dias atuais, como a dificuldade que é desviar de febres como a Galinha Pintadinha e Facebook. Outro ponto positivo do livro é que o casal destrói todos os clichês sobre a primeira maternidade.

sieber2

Allan Sieber, dono de um estilo ácido, mostra aqui um lado bastante vulnerável. E se sai bem. É um dos seus melhores livros em muito tempo. Já Claudia Jouvin, conhecida por seu trabalho como roteirista de TV, traz um lado mais delicado na segunda metade do livro. Mas não menos engraçado. Sua participação desconstrói a maternidade em situações pitorescas como quando ela diz que “grávidas não deveriam dançar”. Claudia se insere na linhagem das comediantes que sabem tirar onda de si mesmas.

O livro tem sensibilidade para tirar onda com a criação dos filhos, mas sem proselitismo e mimimi.

quemta2QUEM TÁ CHORANDO – A GRANDE VIAGEM DOS PAIS DE PRIMEIRA VIAGEM
De Claudia Jouvin e Allan Sieber (texto e arte)
[Veneta, 88 páginas, R$ 34,90 / 2015]

8,0

 

 

jouvin2

sieber

Leia Mais
Bone e a trajetória do herói
Lavagem de Shiko traz horror ao mangue
HQ nacional Gata Garota conquista pelo carisma
HQ Medeia traz estética ousada e experimentação
O Aguardado mistura literatura fantástica e sátira política