Shoes Off, curta do pernambucano Everton Melo, participa de festival internacional na Austrália

Gravado no Brooklyn, em Nova York, o filme aborda as experiências de imigrantes queer nos EUA. Em outubro, a obra chega ao Recife pela programação do 10º Recifest

Shoes Off 4
O diretor estrela o curta ao lado de Zulu Padilla, artista multidisciplinar colombiano. (Foto: Divulgação).

O curta-metragem Shoes Off (De Pés Descalços), do diretor recifense Everton Melo, foi um dos selecionados para a mostra competitiva do Melbourne Queer Film Festival. O evento, que este ano acontecerá de 9 a 19 de novembro, é o maior e mais antigo festival de cinema LGBTQIA+ da Austrália.

Dirigido, escrito e também estrelado pelo pernambucano, que contracena com o artista multidisciplinar colombiano Zulu Padilla, o filme aborda as experiências de imigrantes queer nos Estados Unidos. As gravações aconteceram no ano passado no Brooklyn, em Nova York, e a produção foi finalizada este ano no Brasil.

Shoes Off é um drama que se apropria dos tropos e estética do pornô amador, do thriller, e do cinema realista para contar uma história de desejo e perigo sobre a perspectiva de uma experiência da diáspora queer de imigrantes nos Estados Unidos, além de também abordar temas de sobrevivência e imagem corporal”, detalha Melo.

O curta fez sua estreia mundial no início deste ano no Reelout Queer Film Festival, no Canadá, e também participou do Vienna Porn Film Festival, na Áustria. No último final de semana, Shoes Off competiu ainda no Oslo Fusion Film Festival, festival norueguês dedicado a histórias LGBTQIA+.

“Eu queria criar um filme sobre a experiência imigrante que fosse além dos traumas familiares. A história foi inspirada nas histórias, aventuras, desafios, e experiências que eu vi e ouvi de outros imigrantes queer nos Estados Unidos, especialmente imigrante latino, enquanto eu passava um tempo lá“, explica. O trailer pode ser conferido no Vimeo.

No próximo dia 19 de outubro, o curta-metragem terá exibição no Recife pela mostra competitiva do 10º Recifest, o Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero. A sessão acontecerá às 19h, no Teatro do Parque, e marca a estreia oficial no Brasil.