O Som Ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, vai representar o Brasil por vaga no Oscar

Filme foi um dos mais premiados na história recente do cinema BR (Divulgação)
Filme foi um dos mais premiados na história recente do cinema BR (Divulgação)

O Som Ao Redor foi o escolhido para representar o Brasil na categoria de melhor filme estrangeiro este ano. O Ministério da Cultura divulgou a escolha do longa nesta sexta (20).

Leia mais
Leia a crítica de O Som Ao Redor
Uma conversa sobre o cinema pernambucano hoje
Blu-ray de O Som Ao Redor terá curtas de KMF como extras

Dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, o filme mostra o cotidiano de uma rua no Recife que se vê transformada após a chegada de um grupo de vigilância privada. A trama ainda aborda temas como violência e especulação imobiliária.

O filme será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, que receberá sugestões de países do mundo todo. Os cinco finalistas serão divulgados em 16 de janeiro.

O Som Ao Redor foi escolhido por uma comissão do Ministério da Cultura depois de vencer uma pré-seleção com outros longas nacionais: Colegas, Faroeste Caboclo, Gonzaga – De Pai Para Filho, a animação Uma História de Amor e Fúria e o drama Meu Pé de Laranja Lima.

Fizeram parte da seleção Leopoldo Nunes da Silva Filho, secretário do Audiovisual; secretária Sylvia Bahiense Naves; George Torquato Firmeza, ministro do Departamento Cultural do Itamaraty; Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Vânia Catani, sócia da produtora Bananeira Filmes. O indicado do Brasil ano passado foi O Palhaço, mas não chegou a ser escolhido pela Academia.

Para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro, o longa precisa ter sido lançado no último ano antes da premiação e ainda ser indicado por seu país de origem. A Academia usa como base de checagem reportagens que saíram em grandes jornais como Los Angeles Times e New York Times.

O Brasil nunca venceu a categoria de filme estrangeiro. A nossa última indicação foi em 1999 com Central do Brasil.