O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, ampliou o alcance internacional no fim de semana ao conquistar dois novos prêmios e avançar na campanha para a temporada de premiações. O longa venceu o Prêmio da Crítica no Key West Film Festival e o prêmio de Melhor Fotografia (Evgenia Alexandrova) no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo. No Brasil, o filme já se aproxima dos 700 mil espectadores e segue como a produção nacional mais assistida nos cinemas neste momento.
A agenda internacional incluiu também a presença do diretor Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux e do ator Wagner Moura no Governors Awards, cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, considerada estratégica para filmes que buscam visibilidade no Oscar. Segundo Lesclaux, O Agente Secreto terá coletiva com integrantes do Golden Globes na próxima quinta (27), além de entrevistas individuais. Um dia antes, o filme será disponibilizado nas plataformas do Globo de Ouro e do Critics Choice.
“Kleber foi homenageado como Diretor pelo Critic’s Choice Latino mês passado, em Los Angeles, e ‘O Agente Secreto’ terá mais sessões presenciais em LA e Nova York, incluindo para a The National Board of Review, associações de técnicos (guilds) e imprensa. Trabalhamos arduamente com a Neon, que tem sido grande parceira com a Mubi na divulgação internacional de ‘O Agente Secreto’, cujo lançamento nos cinemas do Brasil é um sucesso que já ultrapassou o meio milhão de espectadores e que a cada dia conquista mais espaço nos EUA”, explicou Lesclaux.
O lançamento comercial nos Estados Unidos começa nesta quarta-feira (26), em Nova York, seguido por Los Angeles no dia 5 de dezembro, expandindo depois para outras cidades norte-americanas. O longa já estreou em Portugal e na Alemanha e chegará à França em 17 de dezembro. De acordo com a MK2, responsável pela comercialização internacional, o filme terá lançamento em mais de 90 países, incluindo China, México, Coreia do Sul, Índia, Grécia e Nova Zelândia.
A trajetória de prêmios inclui 20 reconhecimentos internacionais, além das homenagens já anunciadas a Wagner Moura — o Prêmio de Atuação no IndieWire Honors, em dezembro, e o Virtuoso Award no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara, em 2026.
Nossa cobertura de O Agente Secreto
- O Agente Secreto é uma narrativa eletrizante sobre o revide sagaz contra a opressão
- O Agente Secreto estreia em 700 salas no Brasil
- Além de O Agente Secreto: a filmografia de Kléber Mendonça Filho
- Entrevista Kléber Mendonça Filho: em busca do Recife perdido
- Entrevista Thales Junqueira, diretor de arte de O Agente Secreto

