Nailson Vieira estreia com o single “Canto Espanto”

A obra, que mescla poesia, cultura popular e as influências de tradição raiz, é de autoria do artista, de 22 anos

Copia de Post Noticias Padrao 2 2
Nailson vive a cultura popular desde a infância (Foto: Hugo Muniz/ Divulgação)

O músico e cantor, Nailson Vieira, de 22 anos, natural da cidade de Nazaré da Mata, na região da Mata Norte de Pernambuco, estreia nesta sexta (02) com seu primeiro lançamento: “Canto Espanto”, uma composição mescla poesia, cultura popular e as influências de tradição raiz da zona canavieira. O vídeo vai ser postado, gratuitamente, no canal do artista no Youtube e a faixa chega nas plataformas de streaming na terça-feira (06).

Nailson Vieira, jovem, negro, morador da periferia e estudante de música, é um autêntico artista cria da cultura popular pernambucana e nordestina. Desde os três anos de idade é brincante do maracatu rural, tradição afro-indigena que é Patrimônio Cultural do Brasil. Lá, ele é músico, produtor cultural e um verdadeiro apaixonado pelo brinquedo. 

Além do maracatu, outra brincadeira popular que faz parte da sua vida, é a agremiação carnavalesca conhecida como o Bloco Rural Estrelinha, que há mais de 60 anos faz história, ao levar para os palcos, ruas e avenidas, toda força do folguedo carnavalesco. O grupo idealizado pelo avô e pai de Nailson, o qual ele também faz parte como músico e brincante.  

Nailson Vieira Foto Hugo Muniz

“Estou muito animado de poder, pela primeira vez, juntar todas essas influências culturais, que fazem parte da minha e que amo demais. Posso dizer que é um single do jeito que sempre sonhei” diz o artista. “Quero cantar para o povo da minha terra, mas também estar em lugares onde os meus ancestrais não conseguiram ir, em razão das desigualdades e falta de oportunidades. A arte não tem fronteiras. O lugar da cultura popular é em todo lugar, e o mundo precisa ouvir.” 

A música “Canto Espanto” é inédita, e surgiu a partir das sensibilidade artística de Nailson, que sempre se viu inquieto pelos questionamentos das pessoas sobre quando vai chegar o Carnaval. Em meio ao alvoroço e a melancolia  de tanta gente ávida pela folia momesca, ele se propôs a criar a música que põe fim à ansiedade e expectativa do verdadeiro folião.