Lia de Itamaracá será enredo de escolas de samba no Carnaval 2024

A Rainha da Ciranda será homenageada pela Império de Tijuca, do RJ, e pela Nenê de Vila Matilde, de SP

01 Lia de Itamaraca ceu Foto Ytallo Barreto
Lia completa oito décadas no dia 12 de janeiro. (Foto: Ytallo Barreto/Divulgação).

Lia de Itamaracá será a grande homenageada de duas escolas de samba no Carnaval 2024. A Rainha da Ciranda será enredo dos desfiles da Império da Tijuca, do Rio de Janeiro, e da Nenê de Vila Matilde, de São Paulo.

No carnaval carioca, a cirandeira terá sua história retratada pelas mãos do carnavalesco Júnior Pernambucano, com texto do jornalista Rodrigo Hilário. “A ideia foi minha, sempre tive o sonho de desenvolver um enredo em homenagem a Lia. Desejo realizado”, revela Júnior, que mora no Rio desde 2000 mas é natural de Goiana, município da Zona da Mata de Pernambuco.

Já a homenagem da paulistana Nenê de Vila Matilde carregará o título “Cirandando a Vida de Lá e pra Cá! Sou Lia, Sou Nenê, Sou de Itamaracá” e contará a vida de Maria Madalena Correia do Nascimento, nome de batismo da mestra cirandeira.

“Lia de Itamaracá é a música da minha infância, sonho que embalou minha vida cantada pela minha mãe, tias, e amigos. A muito ansiava por este enredo, e não poderia ser diferente, é ancestral é missão em nome das mulheres pretas que me rodeiam, enredo com a cara das mulheres fortes da nossa agremiação”, conta o carnavalesco da agremiação paulista Fábio Gouveia.

Na redes sociais, Lia agradeceu as homenagens. Segundo ela, será um dos momentos mais gloriosos de sua trajetória. “Eu fui pro mar agradecer a mamãe Iemanjá, para ela me dar muita força, muita saúde para no próximo ano, quando eu completar 80 anos de idade, ir para a avenida do Rio e de São Paulo, desfilar muito maravilhosa”, celebrou.

Atualmente, a vida e a trajetória artística da cirandeira são tema da exposição Ocupação Lia de Itamaracá, em cartaz no Paço do Frevo, no Recife Antigo. A mostra está aberta para visitação até o dia 21 de junho.