Festival de Locarno premia curta brasileiro Du Bist So Wunderbar

Produção é dirigida por Leandro Goddinho e Paulo Menezes

Screenshot 20230815 160105 Gmail
O filme explora a urgente questão da crise habitacional da cidade, que se torna ainda mais complexa e caótica quando vivenciada por um artista imigrante gay sem passaporte europeu. (Divulgação).

O curta Du Bist So Wunderbar (Paraíso Europeu), dirigido pela dupla brasileira Leandro Goddinho e Paulo Menezes, atualmente residente na Alemanha, ganhou o Leopardo de Prata na Competição Internacional de Curta-Metragem ‘Pardi di Domani’, do renomado 76º Festival de Locarno, na Suíça.

A coprodução Brasil-Alemanha da produtora CinemaPosgenero, conta a história de um jovem artista imigrante gay, sem passaporte europeu, na Berlim atual que, no auge da crise habitacional, luta para existir entre desigualdades sociais e estereótipos culturais.

“Nosso filme enfatiza o poder das narrativas queer, que sempre desafiaram o sistema, questionaram normas sociais e ofereceram perspectivas frescas com uma estética crua e underground que desafia os padrões estabelecidos”, declaram os diretores.

Em 76 anos de Festival, pouquíssimos cineastas brasileiros levaram para casa esse disputado prêmio. No ano passado, o nacional Regra 34 venceu o prêmio máximo em Locarno.