Espetáculo de dança “Manifesto Elekô” chega ao Recife

Espetáculo montado pela Cia Clanm (RJ), baseado em mito Yorubá, chega nesta segunda (18).

Copia de Post Noticias Padrao 1 3
Espetáculo liga o mito de Obá às histórias das mulheres negras da atualidade. (Foto: Fernando Souza/ Divulgação)

A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 18 a 20 de dezembro, às 20h, o espetáculo de dança Manifesto Elekô, unindo saberes e movimentos ancestrais às dinâmicas do contemporâneo. O trabalho utiliza o mito da orixá Obá para falar sobre a força do feminino e dialogar com as vivências das mulheres negras nos dias de hoje. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no Sympla.

Neste espetáculo concebido pela Cia de Dança Clanm (RJ), o mito de Obá é colocado em diálogo com as vivências de mulheres negras da atualidade. A dança tradicional dos orixás se une ao contemporâneo. Obá, considerada a mais retinta e a mais bela do panteão yorubano, era conhecida como a Deusa do Ébano. Ela liderou Elekô, uma sociedade composta apenas por mulheres guerreiras, destemidas e feiticeiras, unidas pela preservação de suas tradições e da terra.

Ao longo de uma hora, o espetáculo propõe um encontro afro diaspórico das bailarinas Ana Gregório, Ana Pérola, Eloáh Vicente, Enya Moreira, Laíza Bastos, Sabrina Sant’Ana e Thayssa Souza e seis músicos no palco. Eles apresentam cantigas yorubás e bantus ao som de instrumentos de percussão, teclado, violino e violoncelo.

Oficina de dança

No dia 20 de dezembro (quarta-feira), às 15h, a Cia. Clanm oferece uma oficina de Dança Afro. Nela, os inscritos irão participar de uma vivência com repertório de danças afro a partir dos ensinamentos do oficineiro Fábio Batista e de sete bailarinas que integram o elenco do espetáculo “Manifesto Elekô”. A eles, se unem os percussionistas Kaio Ventura, Lucas Viana e Yago Cerqueira. A atividade parte da perspectiva do corpo que procura a ancestralidade africana através da Dança dos Orixás em diálogo com a Dança Negra Contemporânea.

Sobre a Cia Clanm

A Cia Clanm de Dança foi fundada em 2012 e já se apresentou em diversos festivais dentro e fora do Brasil. Seus bailarinos possuem reconhecimento internacional e seu responsável, Fábio Batista, é professor de dança afro. Como coreógrafo, possui coreografias aprovadas para o Rock in Rio, para a comissão de frente de diversas Escolas de Samba e para a Cia Folclórica Junina.

Serviço
[Dança] Espetáculo de dança – Manifesto Elekô

Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife
Datas: 18, 19 e 20 de dezembro (segunda a quarta-feira)
Horário: 20h
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos gratuitos retirados no Sympla
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (81) 3425-1915 | CAIXA Cultural | @caixaculturalrecife
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

[Oficina de Dança Afro] Com a equipe da Cia Clanm
Data: 20 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 15h
Classificação indicativa: 12 anos
Inscrições: Gratuitas no site da CAIXA Cultural
Informações: (81) 3425-1915
Vagas: 40