Cia. Sansacroma encena peça sobre a limpeza étnica e o genocídio da população negra no Brasil

Montagem Vala: Corpos Negros e Sobrevidas será apresentada de sexta (2) a domingo (4) de junho no Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Foto Valmyr Ferreira 1
Foto: Valmyr Ferreira. (Divulgação).

A Cia. Sansacroma apresenta de sexta (2) a domingo (4) de junho o espetáculo Vala: Corpos Negros e Sobrevidas no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A montagem revela a história de limpeza étnica e genocídio da população negra ao longo dos tempos, destacando também sua resiliência e capacidade de sobreviver. A entrada é gratuita.

A estreia no CCSP integra a circulação “PERCURSOS PRETOS: 20 anos de trajetória da Cia Sansacroma”, que prevê ainda, para o segundo semestre do ano, outras ações, comemorando os 20 anos da companhia de teatro.

Através de coreografia que propõem uma imersão estética intimista, Vala explora como a estrutura social brasileira justificou e moldou novos valores, conceitos de urbanidade, civilidade, segurança pública e uma escancarada política de morte. O projeto foi concebido por Gal Martins, diretora do grupo.

Em cada ato, a montagem traz à tona o processo de objetificação e desumanização do corpo negro, provocando uma reflexão profunda sobre a estrutura racista implantada no Brasil. A trilha sonora original foi criada por Dani Lova e Fefê Camilo. 

A performance e interpretação são assinadas pelos bailarinos Alma Luz Adélia, Bruno Novais, Claudiana Honório, Cristiano Saraiva, Lua Santana e Manuel Victor.

20 anos de Cia. Sansacroma

Sediada no Capão Redondo, região periférica de São Paulo, criada em 2002 pela artista e pensadora de dança, Gal Martins, a companhia traz como ponto de partida as poéticas do corpo negro e a forma com este se insere na sociedade. 

A Dança da Indignação, conceito criado por Gal, norteia a pesquisa de linguagem estética da companhia, que pretende reverberar no ato dançante as indignações coletivas, numa abordagem político-poética que aponta para as intersecções entre arte e vida.

SERVIÇO

VALA – Corpos Negros e Sobrevidas | CIA Sansacroma

02 e 03/06, sexta-feira e sábado, às 21h

04/06, domingo, às 20h

Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho

Rua Vergueiro, 1000 – Metrô Vergueiro

Gratuito

60 minutos

Classificação: 12 anos

Os ingressos podem ser retirados no local, com até uma hora de antecedência ou pela bilheteria online da unidade.