Jogo de Star Wars cria planeta-gueto para gays. Jogadores denunciam segregação

starwarsgay
Foto via Bleeding Cool
Jogadores gays de Star Wars iniciaram campanha contra BioWare (Foto: Divulgação)
Jogadores gays de Star Wars iniciaram campanha contra BioWare (Foto: Divulgação)

Desenvolvido pela Bioware, o jogo Star Wars: The Old Republic é um MMORPG (RPG online) bastante popular no mundo todo. Nele é possível jogar com uma variedade grande de personagens, variando raça, classe. No entanto, alguns jogadores vem reclamando do espaço dados aos gays no título.

Segundo a PCGamesN, a Bioware adicionou relacionamentos gays na história, atendendo uma demanda dos fãs. Uma atualização paga chamada “The Rise Of The Hutt Cartel” criou um planeta chamado Makeb, o único lugar onde aparecem diálogos de paquera entre personagens do mesmo sexo e onde é possível empreender um romance homossexual.

“Isto é muito estranho. Por que todas as espécies homossexuais foram exiladas em Makeb? Mais estranho ainda: por que os jogadore precisam pagar dinheiro de verdade para visitar esse homo-refúgio?”, diz o artigo do site. A Fox News noticiou a novidade e foi taxativa. “O jogo de Star Wars está segregando personagens gays em um planeta gay”.

Foto postada em fóruns ironiza o planeta-gueto Makeb (Foto: Reprodução)
Foto postada em fóruns ironiza o planeta-gueto Makeb (Foto: Reprodução)

A BioWare, por sua vez, veio a público após a repercussão negativa. Segunda a empresa, o jogo vai permitir interações com personagens do mesmo sexo no futuro, e não mais em um único planeta. “Antes de tudo, pedimos desculpas que tenha demorado tanto para quem romances com pessoas do mesmo sexo tenha aparecido no jogo”. A empresa tem um histórico favorável quanto o assunto é inclusão de gays em videogames. A série Dragon Age, para consoles PS3 e Xbox360, trouxe a possibilidade dessa orientação sexual ao jogador, com companheiros de campanha homossexuais. Há também beijo e sexo gay, caso a história se desenrole nesse sentido.

A campanha parece ter dado certo. O Bleeding Cool foi mais além e disse que o mesmo levante poderia ser feito para levar personagens gays para os novos filmes de Star Wars.

Foto via Bleeding Cool
Foto via Bleeding Cool