A Mostra Cine Rua Infantil abre as atividades da sua 2ª edição com a produção das oficinas de animação audiovisual – “Imaginários em Movimento: Animação, Cinema e Expressão Infantil” – para crianças e adolescentes. A formação ocupa três comunidades no Recife, sendo realizada no mês de dezembro deste ano em conjunto com instituições de educação e arte – Associação de Amigos da Vila do Papelão (bairro do Coque, Zona Norte), mais conhecida como “Casinha”; Livroteca Brincante do Pina (bairro do Pina, no Bode, Zona Sul); Núcleo Comunitário Rua dos Casados (bairro de Santo Amaro, Zona Central).
- Leia também: Filme pernambucano “Filhas da Noite” vence mostra Caleidoscópio no Festival de Brasília
A ONG Ruas e Praças e o NEIMFA (Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis), ambas instituições do Recife, também entram como parceiras das ações da Mostra Cine Rua Infantil.
As produções audiovisuais (curtas-metragens) das crianças de cada instituição envolvida serão exibidas durante as sessões de cinema da 2ª Mostra Cine Rua Infantil, em janeiro de 2025. As exibições acontecerão nos espaços públicos do centro do Recife, com a ideia de destacar a utilização desses locais como aberto à população e também de pertencimento da cidade, mantendo a essência do que ocorreu na 1ª edição.
As oficinas, com vagas para as crianças e adolescentes das próprias instituições parceiras, são realizadas coletivamente desde novembro deste ano, sendo guiadas por profissionais de arte-educação: Alcantara Rodrigues (professor de tecnologia educacional, designer e arte-educador) e Jeany Priscylla (arte-educadora). As atividades já foram iniciadas nas três comunidades recifenses.
“O objetivo da oficina é introduzir crianças e adolescentes ao universo do cinema e da produção audiovisual por meio de narrativas e técnicas, como por exemplo a técnica stop-motion (uma animação que cria a ilusão de movimento a partir de uma série de fotografias). Essas animações que serão criadas pela criançada estreiam no próximo ano, na programação gratuita da Mostra Cine Rua Infantil, com exibições públicas e ao ar livre, nas ruas”, destaca a idealizadora da mostra e produtora cultural pernambucana Palas Camila.
Espaço de criação artística e de expressão da identidade, a oficina aborda temas como negritude, diversidade corporal e histórias pessoais. A mostra tem o incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, da Secretaria de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Recife.
“Durante os encontros, habilidades criativas são desenvolvidas juntamente com temáticas racial, social, política, cultural e educativa. A oficina é adaptada para diversas faixas etárias, e possibilita uma vivência lúdica. A Mostra Cine Rua Infantil é para além da busca pela democratização do acesso à cultura, isso porque traz a valorização das vozes e das narrativas da criançada a partir de uma reflexão sobre identidade e diversidade”, comenta.