Desde o dia 19 de novembro, o Palácio das Artes, no Cabo de Santo Agostinho (PE), recebe o Festival Cordelando, uma celebração da literatura de cordel que se estende até o próximo domingo (26). O evento, promovido pelo grupo Versalizando Imagens, tem como objetivo valorizar o cordel enquanto patrimônio imaterial brasileiro e homenagear três importantes nomes da literatura popular: Esperantivo, Gerson Santos e Severino Melo.
A programação do Festival inclui exposições, oficinas, exibição de documentário e apresentações artísticas, com atividades realizadas das 9h às 12h e das 14h às 16h. Uma das propostas centrais do evento é integrar diferentes linguagens artísticas enquanto promove a preservação e divulgação das tradições culturais locais.
Entre os destaques da programação estão as oficinas de literatura de cordel, conduzidas pelo poeta Esperantivo, e o documentário Versalizando Imagens, exibido em sessões diárias até o encerramento. O evento também conta com o Sarau Poético, marcado para o dia 26, às 15h, que encerrará o Festival com apresentações musicais.
A acessibilidade é uma das prioridades do projeto, que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo com incentivo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e Ministério da Cultura – Governo Federal.
Como parte das iniciativas para incentivar a produção de cordel, o Festival está promovendo o Concurso de Literatura de Cordel, com inscrições abertas até esta quinta-feira (21). Voltado para estudantes de escolas públicas e artistas do gênero, a competição premiará os vencedores com bolsas de estudo, pacotes de internet fixa gratuitos e ingressos de cinema.
Serviço:
Quando: até 26 de novembro de 2024
Horários: das 9h às 12h e das 14h às 16h
Local: Palácio das Artes (R. Hercílio Bezerra de Araújo Cavalcante, Centro, Cabo de Santo Agostinho – PE)
Inscrições para o concurso por formulário online