O artista pernambucano José Ferreira de Carvalho, conhecido como Ferreira, inaugura, nesta quinta-feira (21), a exposição 50 Anos Ferreira de Arte, que marca meio século de produção artística. A mostra, que será realizada em seu ateliê e galeria no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife, é a primeira vez que o público poderá acessar diretamente o espaço de criação do artista.
A exposição contará com 140 obras, incluindo telas, esculturas em cerâmica e ferro, representando as diversas fases da carreira de Ferreira. Entre as séries que serão apresentadas, destacam-se Amazônia, Naif, Eu e os Mestres, Esculturas e Máscaras em Cerâmicas, Satye, Abstrata, Amigos, Castiçais (Esculturas em Ferro) e Caboclo de Lança, cada uma refletindo diferentes técnicas e estilos adotados pelo artista ao longo dos anos.
A visitação será aberta ao público de 22 de novembro a 20 de dezembro, com entrada gratuita, sendo necessário retirar convites pelo site oficial do evento. O horário de funcionamento será das 14h às 18h, todos os dias da semana.
Ferreira, autodidata, iniciou sua trajetória artística em 1964, influenciado por um pedido de seu pai, que, doente, sugeriu que o filho comprasse uma tela e tinta. A partir desse momento, o artista se dedicou à pintura e a outras linguagens, viajando e expondo em diversos locais, incluindo a França, além de realizar exposições em cidades brasileiras como Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, João Pessoa, Salvador, Fortaleza e Braga, Portugal.
Em 2022, o artista foi homenageado ao ser admitido na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, assumindo a cadeira nº 31, com privilégio de ser patrono da cadeira o artista Ademir Martins.
A exposição 50 Anos Ferreira de Arte é uma realização da Métron Produções, com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e patrocínio das empresas Toyota, Toyolex, Atiaia Renováveis e MV – Mais Valor para a Saúde.
Serviço:
Exposição 50 Anos Ferreira de Arte
Abertura: Quinta-feira, 21 de novembro, às 19h
Visitação: De 22 de novembro a 20 de dezembro, das 14h às 18h
Local: Ateliê e Galeria Ferreira, Rua Catulo da Paixão Cearense, nº 263, Campo Grande, Recife-PE
Acesso gratuito com convites disponíveis no site