34º Cine Ceará consagra “Milonga” como Melhor Longa-metragem Ibero-americano

Festival premia o cinema ibero-americano e homenageia Gero Camilo em noite de encerramento no Cineteatro São Luiz

Copia de Imagem post padrao 1 11
"Milonga", de Laura González. (Foto: La Uruguaya Films/Divulgação.)

O 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema chegou ao fim nesta última sexta-feira (15), com uma cerimônia de encerramento no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. O festival premiou as melhores produções ibero-americanas de 2024, consagrando Milonga, coprodução Uruguai-Argentina dirigida por Laura González, como o grande vencedor da Mostra Competitiva Ibero-americana.

O filme levou o Troféu Mucuripe de Melhor Longa-metragem e um prêmio de R$ 40 mil para apoio na distribuição no Brasil. González também recebeu o prêmio de Melhor Roteiro, destacando-se em uma edição competitiva marcada pela diversidade cultural.

Entre os brasileiros, o longa Um Lobo Entre os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki, obteve grande reconhecimento, conquistando três prêmios: Melhor Atuação Principal para Matheus Abreu, Melhor Atuação Coadjuvante para o argentino Darío Grandinetti e Melhor Direção de Arte, entregue a Dina Salem Levy. O prêmio de Melhor Direção foi concedido a Fabien Pisani, pelo documentário EN LA CALIENTE, uma coprodução entre Cuba e EUA que explora as mudanças sociais em Havana.

Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, o cearense Fenda, de Lis Paim, foi eleito o Melhor Curta, recebendo o Troféu Mucuripe e o Troféu Samburá, destinado à melhor produção local. O Prêmio Canal Brasil de Curta-metragem foi entregue a Eu Sou Um Pastor Alemão, de Angelo Defanti.

O festival também prestou uma homenagem ao ator, diretor e dramaturgo Gero Camilo, que recebeu o Troféu Eusélio Oliveira em reconhecimento à sua contribuição às artes cênicas e audiovisuais. A noite de encerramento contou ainda com a exibição especial de Baby, de Marcelo Caetano.