Lucas dos Prazeres estreia show solo em homenagem aos 80 anos de Naná Vasconcelos

Artista também realiza apresentações para crianças e promove vivência sonora com a Orquestra dos Prazeres

Copia de Imagem post padrao 6 1
Foto: Ravaneli Souza/Divulgação.

O artista pernambucano Lucas dos Prazeres estreia neste sábado (16) o show Do Ritmo ao Rezo, em homenagem aos 80 anos de Naná Vasconcelos. A apresentação ocorrerá na Aldeia Bem Querer de Cima, no Sertão de Pernambuco, como parte da 5ª edição da Mostra Pankararu de Música, realizada em um território indígena entre as cidades de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia.

Segundo Lucas dos Prazeres, “O espetáculo é uma oferenda percussiva depositada na encruzilhada do saber, uma homenagem a Naná Vasconcelos, mestre griô da percussão. Ele é reverenciado por meio de músicas, poesias e oralidade, celebrando sua arte e legado”.

O artista, também compositor, percussionista e arte-educador, acrescenta que “essa apresentação é uma celebração do Quilombo dos Prazeres aos 80 anos de Naná, trazendo a ancestralidade da percussão como uma tecnologia pedagógica essencial para a formação e transmissão de saberes ancestrais, preservação e salvaguarda do patrimônio histórico imaterial brasileiro”.

Antes da estreia de Do Ritmo ao Rezo, Lucas dos Prazeres se apresenta na sexta-feira (15) com seu personagem infantil Zé Tamanquinho, levando o espetáculo Brincadeira se preserva brincando para 400 crianças da Aldeia Pankararu. Ele também se apresenta com a Orquestra dos Prazeres, que promove uma vivência sonora baseada no método de iniciação e desenvolvimento percussivo criado por Lucas.

O artista destaca que essas atividades têm como objetivo “preservar e transmitir os saberes da cultura popular pernambucana e estimular as crianças e adolescentes a se tornarem guardiões das tradições culturais”. Para ele, as apresentações oferecem “uma viagem sonora e espiritual que transcende o tempo e o espaço”.

Lucas dos Prazeres, que trabalhou com Naná Vasconcelos por mais de 12 anos, descreve a relação com o mestre da percussão como uma amizade profunda, além de uma parceria profissional. Juntos, realizaram projetos como os álbuns Chegada (2005) e Sinfonias & Batuques (2010), que recebeu o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras.

A Mostra Pankararu de Música, idealizada por Gean Ramos Pankararu, visa celebrar as tradições culturais pernambucanas e reforçar a importância do compartilhamento de saberes dentro de um espaço cultural.