De 12 a 15 de dezembro, Recife recebe a 26ª edição do Festival Virtuosi Rafael Garcia, que traz um foco especial na Música por Mulheres: Celebrando a Diversidade Feminina. Organizado pela pianista pernambucana Ana Lúcia Altino, o evento promove uma programação com a participação de instrumentistas mulheres de diferentes países, como França, Polônia, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e Brasil, e conta com entrada gratuita para o público.
O festival, que ocorrerá no Teatro de Santa Isabel, terá a participação de artistas internacionais, como a pianista francesa Vanessa Wagner, a pianista polonesa Karolina Nadolska, a soprano e pianista canadense-alemã Rachel Fenlon e a soprano americana Breanna Sinclaire. Entre as brasileiras, destacam-se o Trio Capitu, composto pela flautista Sofia Ceccato, a oboísta Janaína Perotto e a fagotista Ariana Mendonça, além da violinista Betina Stegmann, argentina radicada no Brasil, e a própria Ana Lúcia Altino.
Além das apresentações, o festival oferece uma programação variada, que inclui masterclasses de flauta, oboé e fagote com as musicistas do Trio Capitu, programadas para o dia 13 de dezembro, na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, e uma convocatória para solistas, que terão a oportunidade de se apresentar no evento.
Em sua 26ª edição, o Virtuosi também presta homenagem ao violoncelista pernambucano Antonio Meneses (1957-2024), falecido em agosto deste ano. Meneses, que foi solista, recitalista e camerista em diversas edições do festival, será lembrado no concerto de encerramento, no dia 15 de dezembro, quando o violoncelista Leonardo Altino, filho do casal idealizador do festival, Ana Lúcia Altino e o maestro Rafael Garcia, interpretará as 6 Suites para Cello Solo de Johann Sebastian Bach, em referência ao último álbum gravado por Antonio Meneses.
“Um festival que atinge 26 anos mostra que conseguiu estabelecer-se como parte importante do cenário cultural, ganhando reconhecimento não apenas local, mas nacional e internacional. Manter um evento de música erudita por esse período requer grande comprometimento e paixão pela arte, dedicação enorme à promoção da música”, enfatiza Ana Lúcia Altino.
O festival tem início no dia 11 de dezembro, com um concerto da instrumentista Rafaele Andrade, que apresentará o instrumento criado por ela, o Knurl, uma mistura de cordas e tecnologia, na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical. Os concertos seguirão de 12 a 15 de dezembro, no Teatro de Santa Isabel, com duas apresentações por noite, sendo a primeira às 19h30 e a segunda às 20h30.
O Virtuosi Rafael Garcia, realizado pela Virtuosi e Ministério da Cultura, conta com o patrocínio da Prefeitura do Recife, Excelsior Seguros, Embaixada da Polônia no Brasil, Consulados da França, Alemanha e Estados Unidos no Recife, e da Embaixada do Reino dos Países Baixos.
Serviço:
26ª edição do Festival Virtuosi Rafael Garcia
Data: 11 a 15 de dezembro de 2024
Local: Teatro de Santa Isabel e Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical
Entrada: Gratuita
Masterclass: Inscrição gratuita através deste link