A 21ª edição do Festival DoSol será realizada entre os dias 22 de novembro e 7 de dezembro, com apresentações em dois locais de Natal (RN): a Sede Cultural DoSol, em Potilândia, e o Largo da Rua Chile, na Ribeira. A programação inclui shows de 53 artistas, oficinas e outras atividades culturais.
O festival volta a ocupar a Ribeira, bairro onde surgiu, após realizar edições em outros locais. Anderson Foca, um dos fundadores do evento, destacou a importância dessa mudança. “A Ribeira é o berço do Festival DoSol, foi onde nascemos e que, por natureza, é uma das mais importantes incubadoras culturais da cidade. […] É sempre uma alegria, especialmente com esse retorno para a Ribeira”, afirmou.
No dia 30 de novembro, o Largo da Rua Chile contará com cinco palcos e 32 shows, incluindo nomes como Mombojó (PE), Black Pantera (MG) e Luísa e os Alquimistas (RN). Já na Sede Cultural DoSol, os shows ocorrerão entre 22 e 29 de novembro, com artistas como Esdras Nogueira (DF) e Carmen Jaci (França).
Além dos shows, a programação inclui a Feira do Kbça, com produtos de empreendedores locais, e oficinas sobre temas como autogestão artística e protagonismo feminino na música. Ana Morena, também fundadora do evento, comentou sobre o processo de curadoria. “Estamos há 21 anos cumprindo o objetivo de divulgar a nova música que está sendo produzida no país e reverenciar nomes mais consolidados no mercado”, disse.
A entrada no Largo da Rua Chile será gratuita entre 17h e 19h, sujeita à lotação. Após esse horário, os ingressos custam R$ 30,00, disponíveis no site Outgo. A organização prevê capacidade para até 4 mil pessoas no local.
O festival é patrocinado pela Cerveja Sol e conta com apoio do Governo do Rio Grande do Norte, Unimed Natal, e da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN). Após o evento, a Sede Cultural DoSol organizará a Ressaca do Festival com shows de artistas como Far From Alaska e Dora Morelenbaum, além das bandas de metal Croskill e Sodoma.
Serviço:
Datas: 22 de novembro a 7 de dezembro de 2024
Locais: Sede Cultural DoSol (Potilândia) e Largo da Rua Chile (Ribeira, Natal/RN)
Ingressos: Gratuitos até 19h no dia 30 de novembro; R$ 30,00 após esse horário