19ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil passará por Recife

Evento traz produções italianas inéditas e clássicas, com exibições presenciais e online

Copia de Imagem post padrao 2 13
"O Ouro de Nápoles" (1954), de Vittorio de Sica. (Foto: Divulgação.)

O Festival de Cinema Italiano no Brasil, em sua 19ª edição, tem início em 7 de novembro, levando a mais recente produção cinematográfica da Itália a mais de 70 cidades brasileiras, incluindo Recife. Com 29 filmes confirmados, o evento apresentará tanto lançamentos inéditos quanto uma seleção de clássicos de cineastas como Vittorio de Sica e Roberto Benigni. Além das exibições em salas de cinema, os filmes também poderão ser assistidos online no site do festival, ampliando o alcance ao público em todo o país.

A iniciativa é realizada pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM) com o apoio da Embaixada da Itália e patrocínio da Pirelli. “O Festival de Cinema Italiano é um evento importante na agenda anual e celebra a forte presença da cultura italiana no Brasil, onde a Pirelli contribui de forma significativa há quase um século”, destacou Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Sênior da Pirelli para a América Latina.

A programação deste ano traz uma seleção variada de filmes. Entre os inéditos, estão títulos como L’Anima in Pace (2023), de Ciro Formisano, e Romeo è Giulietta (2024), de Giovanni Veronesi. Já a retrospectiva homenageia o legado de diretores italianos com obras clássicas, como O Ouro de Nápoles (1954), de Vittorio de Sica, e O Pequeno Diabo (1988), de Roberto Benigni.

Além da capital pernambucana, outras cidades como São Paulo, Porto Alegre e Goiânia receberão o festival, que será exibido em mais de 120 salas de cinema pelo Brasil.