Com distribuição da Fênix Filmes, chega ao circuito brasileiro, no dia 31 de outubro, o aguardado filme Ramona – Uma História de Amor à Primeira Vista, uma comédia romântica dirigida e roteirizada por Andrea Bagney.
O longa, lançado em 2022 na Espanha, cria uma narrativa que fala de amor, destino e autodescoberta, e foi comparado a Frances Há (2013) em algumas avaliações da crítica internacional. Ramona conta a história de uma jovem aspirante a atriz que, por ironia do destino, descobre que o diretor da audição para a qual foi chamada é ninguém menos que o seu namorado.
A produção é também o ponto de partida na carreira cinematográfica da cantora indie espanhola Lourdes Hernández, conhecida pelo nome artístico Russian Red, que está no papel de Ramona. O elenco também traz Bruno Lastra (Los Simuladores) e Francesco Carril (Tem que vir ver, La Reconquista).
O filme estreou mundialmente no Karlovy Vary International Film Festival, na República Tcheca, e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Rome Film Fest, além de ter sido premiado como Melhor Filme e Melhor Atriz no 8º BIFF – Brasília International Film Festival. O longa também foi coroado com o Prêmio do Júri Jovem no Abycine Cine Independente e fez parte da programação do Zurich International Film Festival.
Sobre a diretora
Andrea Bagney estudou História Moderna e Política em Royal Holloway (Universidade de Londres). Sempre escritora, experimentou diferentes áreas antes de finalmente decidir se tornar cineasta. Seu primeiro curta-metragem, que ela filmou no Catar (Max: a Doha Story), foi autoproduzido e serviu de escola para ela. Após o nascimento de seus dois filhos, ela decidiu fazer seu primeiro longa-metragem, não importa o que acontecesse: Ramona foi escrito com a convicção de que seria filmado mesmo que os recursos fossem muito escassos. Adiado pela Covid, Ramona foi filmado em 2021 em uma Madri pós-pandêmica.