Bell Puã lança “Nossa História do Brasil: Pindorama em Poesia” em evento gratuito no Recife

Obra explora a contribuição dos povos negro e indígena na história do Brasil

Copia de Imagem post padrao 3 7
Foto: Thays Medusa/Divulgação.

A escritora, poeta e historiadora pernambucana Bell Puã realizará o lançamento de sua terceira obra literária, Nossa História do Brasil: Pindorama em Poesia, nesta quinta-feira (24), às 19h30, no Kafuá, localizado no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, no centro do Recife. O evento é gratuito e contará com a presença de diversas figuras proeminentes do cenário literário.

A obra, publicada pela Editora Penalux, é composta por poemas que resultam de uma pesquisa historiográfica sobre a contribuição dos povos negro e indígena na construção da história brasileira. “Este livro é um convite para conhecer uma história do Brasil com uma narrativa que foge aos estereótipos da história contada pela perspectiva eurocêntrica, tanto no conteúdo como na escrita”, conta Bell Puã.

Os poemas estão organizados em quatro capítulos, que recortam diferentes períodos da história do Brasil: Invasão europeia – século XVI ao XVII; Um país inteiro cabendo dentro da Casa Grande – século XVIII ao XIX; O candor pelo ser Colonizado – século XX; e Nada está pleno – século XXI.

Foto: Divulgação.

O lançamento também contará com as participações de Inaldete Pinheiro, Amanda Timóteo e Lenne Ferreira, que apresentarão poesias e farão declarações sobre a importância da literatura e da cultura afro-brasileira. Bell Puã destaca a relevância da participação dessas mulheres, ressaltando que “são para ser lidos em voz alta”, enfatizando o caráter performático da poesia.

O livro estará à venda no evento pelo preço de R$ 50 e também poderá ser adquirido online. Com um histórico de premiações e reconhecimentos, incluindo o Prêmio Malê de Literatura e a vitória no Slam BR, Bell Puã é uma referência no slam e busca, com sua nova obra, abrir diálogos sobre a representação do Brasil.

“Trago a reflexão sobre ‘que imagem representa o Brasil?’ Escutei e vi um monte de gente dizendo em 2024, durante o Big Brother Brasil, que a imagem de uma mulher branca rindo de fundo, enquanto pessoas negras brigam e uma mulher originária os separa, representa o Brasil. Pode ser? Infelizmente, sim. Mas a questão é: por que continua sendo?”, questiona.

Serviço:
Bell Puã lança livro Nossa História do Brasil: Pindorama em Poesia | Editora Penalux – SP, 2024
Data: 24/10/2024 | Quinta-feira
Local: Kafuá (situado no Pátio de São Pedro – bairro de São José, Recife/PE)
Horário: 19h30
Entrada gratuita
O livro estará à venda no evento de lançamento por R$ 50
Participações: Inaldete Pinheiro, Amanda Timóteo e Lenne Ferreira