Tuyn Kaya é sem dúvida um dos mais destacados “txanás” de sua geração do seu povo Huni Kuin — povo indígena que ocupa uma região entre o Acre e o sul do Amazonas, na fronteira entre o Brasil e o Peru. “Txaná” é uma expressão em hatxa-kuin que designa os artistas que se desenvolvem como cantores, através de um percurso de dedicação espiritual à música. Luizga e Paulo Novaes conheceram Tuyn Kaya na aldeia Chico Curumim, onde também conheceram seu irmão Dua Ninawa, autor da canção “Txai Puke Ruaken”, segundo single do projeto Txai Band que chega dia 9 de outubro nas plataformas, em um lançamento Loco Records.
Leia mais: Txai Band estreia com o single “Tamani” e celebra a força das mulheres indígenas
Txai Band é um projeto criado em colaboração com artistas indígenas. A ideia por trás é de combinar as músicas e as poesias tradicionais dos Huni Kuin em um diálogo com os trabalhos ocidentais dos artistas criadores do projeto. O primeiro single lançado é “Tamani”, canção que surgiu em uma imersão dos artistas Paulo Novaes e Luizga na aldeia Chico Curumim. Agora, chega nas plataformas o segundo single: “Txai Puke Ruaken”, que foi escrita pelo poeta Dua Ninawa e cantada por seu irmão Tuyn Kaya.
“Gravamos as partes instrumentais e os arranjos na própria aldeia. Adicionamos os outros instrumentos, como conga e piano, em São Paulo. As letras são cantos Kaya Tibu. Eles vêm da tradição Huni Kuin. São cantos que pedem cura”. Luizga sobre a canção.
O arranjo da canção foi produzido sobre uma base ao vivo de voz e violão gravada na aldeia, sem click, com ruídos ao fundo. A canção tem uma atmosfera meditativa, como um mantra, traço muito comum no cancioneiro do povo Huni Kuin. Destaque para as congas gravadas por Juninho Ibituruna tocando o ritmo do aguerê, que na tradição afro-brasileira é ligado a Oxossi, orixá das matas e florestas, adição na produção musical que soma ainda mais nesse encontro multicultural proposto pelo projeto Txai Band.
Uma banda intercultural
O projeto Txai Band é uma colaboração inovadora entre Paulo Novaes, LuizGa e jovens artistas do povo Huni Kuin, representados por Tuyn Kaya, Mística Samany e Maspã Huni Kuin, da aldeia Chico Curumim, no estado do Acre, coração da Amazônia. Originado, gravado e focado na música e cultura do povo Huni Kuin, na Amazônia, o Projeto combina tradições musicais ancestrais – a música brasileira, criada e performada pelos primeiros brasileiros – com elementos contemporâneos.
O álbum de estreia da Txai Band está programado para ser lançado no segundo semestre de 2024, oferecendo uma experiência emocionante e profunda. As composições originais e os arranjos prometem cativar os ouvintes, enquanto celebram a diversidade cultural e promovem a preservação das tradições indígenas por meio da música.
O projeto reforça o movimento dos povos originários nos tempos recentes, com a eleição das primeiras deputadas – Sônia Guajajara e Célia Xakriabá -, com o lançamento do álbum “O Futuro É Ancestral”, de Alok, e com a Década das Línguas Originárias, promovida pela Unesco.