Agenda Cultural do Recife com shows de Simone, Gaby Amarantos, espetáculo do grupo Magiluth e watchparty do Global All Stars

Copia de Copia de Post Noticias 15 1
(Foto: Rogério Alves/ Divulgação)

Nesta semana, artistas nacionais vêm ao Recife com shows especiais. A vencedora do Grammy Latino, Gaby Amarantos, se apresenta nesta quinta (15) na abertura da terceira edição da feira de afroempreendedorismo EXPO PRETA. Já Simone chega com a última apresentação de sua turnê Tô Voltando, celebração especial de 50 anos de carreira da artista baiana. Além de reviver os principais clássicos do seu repertório, Simone convidou as cantoras Isabela Moraes, Joyce Alane e Rogeria Dera para participarem do show. O carioca Jorge Aragão, um dos grandes nomes do samba nacional, também se apresenta neste final de semana com participações de Arlindinho Cruz e da cantora pernambucana Dinah Oliveira.

Nos teatros, o grupo Magiluth celebra 20 anos de existência com o retorno do espetáculo Miró: Estudo nº 2, uma aproximação nos palcos da poesia de Miró da Muribeca. Depois do sucesso com o público, a comédia Cinderela, a história que sua mãe não contou… retorna para mais duas sessões no Teatro do Parque com Jeizon Wallace interpretando a personagem icônica.

Programação dessa semana ainda traz a sessão de encerramento do festival CINEMARÉ nesta quinta (15), com uma programação de cinco documentários que falam sobre as vivência culturais na periferia com foco no movimento do Hip-Hop; a exposição institucional Exposição Elas: onde estão as mulheres nos acervos da Fundaj?, que recupera a atuação feminina no acervo de registros da fundação e muito mais, confira!

Shows de Festas

Quinta, 15

Gaby Amarantos na 3ª EXPO PRETA

A vencedora do Grammy Latino Gaby Amarantos abre a terceira edição da EXPO PRETA, espaço de celebração da cultura negra no Brasil e voltado ao afroempreendedorismo em diversos segmentos. O show de Gaby Amarantos, assim como sua discografia, tem um repertório construindo em referência do tecnobrega, tecnomelody e pop. Show acontece nesta quinta (15), às 19h, no Teatro Riomar. Av. República do Líbano, 251, Pina. Ingressos disponíveis na plataforma Uhuu.

Sexta, 16

Nova edição da franquia Drag Race estreia nesta sexta com a transmissão do primeiro episódio de Rupaul’s Drag Race Global All Stars, edição especial que reúne 12 queens de diferentes países que se destacaram nas suas versões do Drag Race, entre elas a brasileira Miranda Lebrão, semi-finalista da primeira temporada do Drag Race Brasil. A Casa Bacurau transmite o primeiro episódio do Global All Stars nesta sexta (16), às 21h. Rua Capitão Lima, 100, Santo Amaro. Ingressos disponíveis no Sympla.

Sábado, 17

Festival Digaí

Com uma programação de 12 horas, o Festival Digaí reúne diversas atrações musicais e culturais, incluindo a presença do artista francês Charlie Dégaine, que apresenta faixas do EP Éclora e do seu projeto Fura-neve. A programação ainda inclui a Orquestra de Bolso, a banda Breggae e os DJs Sangue no OlhoBabilônia e Sidade. O Festival Digaí acontece neste sábado (17), a partir das 16h, no Capibar. Rua Tapacurá, 101, Monteiro. Ingressos disponíveis no Sympla.

Turnê Tô Voltando

A turnê Tô Voltando, que celebra seus 50 anos de carreira da cantora Simone, chega ao fim nesta semana com a apresentação em Pernambuco. Como o ato final da turnê, a apresentação da Recife terá participações especiais de Isabela Moraes, Joyce Alane e Rogeria Dera – as duas últimas já colaboraram com Simone em outros momentos. O repertório traz clássicos de simone como O Que Será (À Flor da Terra)Jura Secreta e Começar de Novo. O show acontece neste sábado, às 20h, no Teatro Guararapes. Av. Prof. Andrade Bezerra, S/N, Salgadinho. Ingressos disponíveis no Cecon Tickets.

Jorge Aragão

O sambista carioca Jorge Aragão se apresenta no Recife com um repertório de clássicos de sua discografia e canções que marcaram o samba enquanto gênero. O show ainda terá participações de Arlindinho Cruz e da cantora pernambucana Dinah Santos. Show acontece neste sábado (17), às 19h, no Mirante do Paço. Tv. do Amorim, 75, 4º andar. Ingressos disponíveis na Bilheteria Digital.


Cinema

CINEMARÉ

Em sua primeira edição, o Festival CINEMARÉ se volta para a exibição de filmes que representem a força cultural das periferias com um protagonismo para o movimento do Hip-Hop. Os documentários Pixie Girls, Recital Já Pá Rua, Mães no Hip-Hop, Recital Boca no Trombone e 10 anos Point Bomb são as cinco produções selecionadas pelo edital do festival e concorrem aos prêmios dividos em 1ª, 2ª e 3ª posição. O Festival CINEMARÉ acontece nesta quinta (15), às 18h30, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos gratuitos disponíveis no Sympla.

Mostra Geografía Humana

a mostra de cinema Geografía Humana retrata a diversidade social e a pluralidade de povos e culturas que se encontram no território espanhol. Ao longo do mês de agosto serão exibidos seis filmes que abordam a complexidade multicultural da Espanha, inclusive com a perspectiva dos imigrantes, que hoje já formam 10% da população espanho la. A próximas sessões acontecem na próxima terça (20), com a exibição de Rendir Los Machos, às 16h, e El Vasco, às 19h, no Cineteatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Entrada gratuita.


Teatro e Dança

Grupo Magiluth Miro Estudo N2 Foto de Rogerio Alves2
Foto: Rogério Alves/Divulgação.

Espetáculo Miró: Estudo Nº2

O espetáculo Miró: Estudo Nº2 é uma celebração dos 20 anos do grupo Magiluth e uma homenagem ao poeta recifense Miró da Muribeca, falecido em 2022. A peça, que estreou em 2015, é um tributo à obra e à biografia de Miró da Muribeca, resultante da aproximação entre o grupo e o poeta, que aconteceu depois de Miró conhecer pequenas vídeo-performances que os atores do Magiluth produziam declamando suas poesias. A peça tem sessões durante este final de semana, da sexta (16) ao domingo (18), com todas as sessões às 20h no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro. Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro. Ingressos disponíveis no Sympla.

Copia de Imagem post padrao 2 5
Maju, Oliveira e Anderson Andrade. (Foto: Nathalia Queiroz/Divulgação.)

Espetáculo Na boca muitos nomes

O espetáculo Na boca muitos nomes é baseado em poemas dos livros inéditos de Maju Cavalcanti, Voar é a Ordem, e de Oliveira, Nunca é Triste um Corpo que Fala Eu Te Amo, ambos no elenco da peça, que fica completo com Anderson Andrade. A proposta do projeto é explorar diferentes formas de expressão artística, incluindo poesia, música, dança e artes visuais. A peça acontece nesta sexta (16), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho. Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife. Ingressos custam entre R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada) e ficam disponíveis para compra 1 hora antes do espetáculo.

Cinderela, a história que sua mãe não contou…

Com o sucesso das duas últimas datas, a comédia Cinderela, a história que sua mãe não contou… marca mais duas datas para atender ao público que não conseguiu ir nas sessões anteriores. Foi com esse espetáculo, na década de 1990, que Jeison Wallace apresentou Cinderela ao público pernambucano e criou a imagem da personagem que existe até hoje na cultural local. O espetáculo tem duas sessões neste domingo (18), às 16h e às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.

Criart Cia de Dança – 25 anos

A celebração de 25 anos de existência da Criart Companhia de Dança reúne dois espetáculos do grupo em uma apresentação. Um trecho do espetáculo No Dançar Da Águas abre a noite e é seguido pelo Marim Brincante, que reflete a história do grupo. A apresentação acontece neste sábado (17h), às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.


Museus e exposições

Mancha de Dende Nao Sai Hugo Muniz Paco do Frevo 1
Mancha de Dendê Não Sai – Moraes Moreira

Exposição Mancha de Dendê Não Sai – Moraes Moreira

Homenageando o legado de Moraes Moreira, um dos artistas que ajudou a popularizar o frevo em todo o Brasil, a exposição Mancha de Dendê Não Sai – Moraes Moreira proporciona uma imersão sensorial na vida e obra de Moraes Moreira, destacando sua versatilidade como compositor e suas incursões na literatura. A abertura da mostra acontece nesta quinta (15), com visitação disponível das 10h às 17h durante a semana e 11h às 18h nos finais de semana. Ingressos disponíveis no Sympla.

Exposição Onde os olhos são guardados

Com obras do artista pernambucano Alexandre Nóbrega e curadoria de Guilherme Moraes, a exposição Onde os olhos são guardados navega pelos trabalhos de Nóbrega na pintura, escultura e gravura em sua pesquisa sobre preto e branco. A exposição abre nesta quinta (15), às 18h, na Garrido Galeria, a visitação fica das 10h às 19h durante a semana e das 10h às 14h aos finais de semana. Rua Samuel de Farias, 245, Casa Forte. Entrada gratuita.

Exposição Elas: onde estão as mulheres nos acervos da Fundaj?

A mostra expõe cerca de 300 itens do acervo da Fundação Joaquim Nabuco produzidos ou reunidos por mulheres ao longo dos 75 anos de existência do órgão. A partir dos itens expostos a mostra reflete sobre a posição das mulheres dentro das instituições históricas e os desdobramentos da representação feminina quase sempre produzida a partir da perspectiva feminina. A exposição tem a curadoria de Sílvia Barreto, Sylvia Couceiro, Cibele Barbosa Henrique Cruz e Albino Oliveira. A exposição abre nesta quinta (15), a partir das 17h, no Museu do Homem do Nordeste. Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte. Entrada gratuita.