Sai hoje (09) o aguardado Milton+esperanza, álbum colaborativo entre o ícone da música brasileira Milton Nascimento, o Bituca, e a jazzista norte-americana Esperanza Spalding. O disco é, também, uma celebração dos 50 anos de lançamento de outro trabalho compartilhado do Bituca, o Native Dancer, de 1974, gravado pelo brasileiro e pelo saxofonista Wayne Shorter. O álbum é uma volta de Milton à música desde que declarou sua aposentadoria dos palcos em 2022.
Milton+esperanza tem 16 faixas, algumas são composições de Milton já conhecidas, mas reformuladas dentro das referências do jazz de Spalding, como “Outubro”, “Morro Velho” e “Saudades dos aviões da Panair” – esta última sendo um feat com Lianne La Havas, Maria Gadú, Tim Bernardes e Lula Galvão. Algumas canções em inglês completam o setlist do disco, clássicos dos Beatles, Michael Jackson e de Wayne Shorter.
Nesta quarta (07), os artistas se juntaram para uma edição do Tiny Desk (Home) Concert, projeto da rádio norte-americana NPR Music que convida artistas para um show gravado no formato ao vivo. O show teve participação de Maria Gadú na performance de “Saudades dos aviões da Panair” e “When You Dream”
Spalding já tem Bituca como um de suas inspirações na música há mais de dez anos, além de outras incursões suas pela música brasileira. Em 2011, a artista se apresentou com Milton no Rock in Rio e no ano anterior lançou o álbum Chamber music society (2010) com a participação de Milton na faixa “Apple blossom”.