Duo Bel Medula leva turnê de lançamento do disco “A Dança do Caos” ao Nordeste

Shows gratuitos acontecem em João Pessoa, Recife e Salvador no mês de agosto

Copia de Imagem post padrao 19
Foto: Vinícius Angeli/Divulgação.

O duo gaúcho de synth-pop Bel Medula – composto por Isabel Nogueira e Luciano Zanatta (LucZan) – realizará uma turnê de lançamento do disco A Dança do Caos no Nordeste do Brasil. O projeto, contemplado pelo Prêmio Pixinguinha, inclui apresentações gratuitas em João Pessoa, Recife e Salvador ao longo do mês de agosto.

Os shows começam em João Pessoa, nos dias 08 e 09 de agosto, seguem para Recife, nos dias 12 e 13, e terminam em Salvador, nos dias 15 e 16. Além dos shows, cada cidade receberá o workshop Cartas do Deserto, desenvolvido por Isabel Nogueira. Este workshop aborda a composição musical e é parte de sua atuação como professora no curso de Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As apresentações contarão com a participação de artistas locais. Em João Pessoa, Daniel Jesi, do projeto 30 Dias 30 Beats, participa dos shows. Em Recife, a produtora, instrumentista e compositora Sofia Freire se junta ao duo. Em Salvador, João Meirelles (BaianaSystem, Taxidermia), que produziu o álbum A Dança do Caos, fará uma participação especial.

Cada apresentação terá uma cenografia assinada por Douglas Jung e variações de setlist. Isabel Nogueira explicou que cada cidade terá um enfoque diferente: “Em Recife faremos um show mais experimental. Em João Pessoa será mais focado nos beats. E em Salvador será uma mistura de beats, canções e experimentação”.

Durante o período de isolamento na pandemia, Bel Medula compôs as músicas de seu quinto álbum de estúdio, A Dança do Caos, lançado em 2023. A produção musical foi realizada por João Milet Meirelles (BaianaSystem), que selecionou dez das vinte canções enviadas pelo duo – cinco de Isabel e cinco de Luciano.

O álbum destaca a polifonia e a complementaridade de vozes composicionais, transitando entre a música eletrônica, o synth-pop e a canção. “Fizemos este disco para tocá-lo ao vivo. Pensamos esse trabalho para ser um disco menos eletrônico, diferente do Abala Ladaia, e mais de performance, ainda que sejam utilizadas bases eletrônicas. Queríamos que o álbum tivesse um foco na performance, na ideia de criar camadas que acontecem ao vivo”, destacou Isabel.

Serviço:
Tour A Dança do Caos – Nordeste

João Pessoa
Dia 08/08: Workshop Cartas do Deserto
Dia 09/08: Show com participação de Daniel Jesi
Ambos no BBS_LAB – R. Bancário José Espínola Guedes, 561 – Bancários

Recife
Dia 12/08: Workshop Cartas do Deserto
Dia 13/08: Show com participação de Sofia Freire
Ambos na Casa Lontra – R. Bispo Cardoso Ayres, 72 – Soledade

Salvador
Dia 15/08: Show com participação de João Meirelles
Local: Casa Preta Espaço de Cultura – R. Areal de Cima, 07 – Dois de Julho
Dia 16/08: Workshop Cartas do Deserto
Local: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, PAF 5, Sala 201 | Laboratório de Música e Artes Sonoras – IHAC