A atriz americana Shelley Duvall, conhecida por seu papel icônico em O Iluminado, faleceu aos 75 anos. Shelley morreu enquanto dormia em sua casa em Blanco, no Texas, conforme informou seu companheiro de longa data, Dan Gilroy. A causa da morte não foi revelada, mas a atriz enfrentava problemas de saúde mental e complicações decorrentes da diabetes.
Dan expressou seu pesar em uma nota publicada pelo Hollywood Reporter: “Minha querida, doce e maravilhosa companheira de vida nos deixou. Muito sofrimento nos últimos tempos, agora ela está livre. Voe para longe, linda Shelley”.
Shelley Duvall começou sua carreira cinematográfica em 1970 no filme Voar é com os Pássaros, dirigido por Robert Duvall. No ano seguinte, atuou em Onde os Homens são Homens, também sob direção de Duvall. Em 1977, Shelley ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes por Três Mulheres e participou de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen.
Seu papel mais conhecido veio em 1980, quando interpretou Wendy Torrance em O Iluminado, de Stanley Kubrick. O filme, baseado na obra de Stephen King, tornou-se um clássico do terror e consolidou a imagem de Shelley no cinema. Na trama, ela vive a esposa do escritor Jack Torrance, interpretado por Jack Nicholson.
Shelley também teve destaque no filme Popeye (1980), onde atuou ao lado de Robin Williams, interpretando Olivia Palito. Além disso, trabalhou na televisão e, após um hiato de vinte anos, retornou às telas em 2023 no filme independente de terror The Forest Hills.
Apesar do sucesso de O Iluminado, a experiência de Shelley Duvall nas filmagens foi extremamente difícil. Em uma entrevista de 1981, a atriz revelou que era obrigada a chorar por até 12 horas por dia durante dias consecutivos, em uma gravação que durou 13 meses.