Agenda Cultural do Recife com Fenearte e espetáculos “Os Rinocerontes” e “Nos Tempos de Gungunhana”

Programação ainda traz shows locais e lançamento literário

viva o povo brasileiro anelizze toletto divulgacao
O musical "Viva o povo brasileiro", que conta a história do Brasil na perspectiva do povo preto. (Foto: Annelize Toletto/ Divulgação)

A Agenda desta semana traz espetáculos de teatro com sessões em todos os dias do final de semana Os Rinocerontes, adaptação do clássico de Eugene Ionesco; Nos Tempos de Gungunhana, espetáculo moçambicano que se apresenta no Espaço O Poste e Viva O Povo Brasileiro, inspirado no livro de João Ubaldo Ribeiro. No cinema, a sessão À Meia-Noite te Levarei ao Cinema, no Cinema da Fundação, exibe Corrida da Morte: 2000 (1975), de Paul Bartel, uma sátira sobre autoritarismo e processos culturais. A exibição começa às 23h59 na Sala Derby.

A Fenearte chega na sua 24ª edição com mais de 5 mil artesãos exibindo seus trabalhos, além dos espaços de moda, gastronomia e shows de artistas locais. Nas festas, a DIP realiza sua segunda edição neste ano e a Sábados Mal Ditos reúne nomes da cena musical independente do Recife com shows. Confira a programação

Shows e Festas

Sexta, 05

DIP 2º Round

Segunda edição da DIP deste ano, a festa segue na proposta de reunir nomes locais com DJs de de fora do Estado. Jacquelone, Sammy Dreams e Gabephase são os artistas convidados e Metalluna, HB, Kai e Vands os nomes pernambucanos. A DIP acontece nesta sexta (05), às 23h, no Frege. Av. Rio Branco, 155, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis na plataforma Shotgun.

Discoteca da Rua Rosa II

Com intuito de arrecadar financiamento para futuros projetos da banda, os integrantes da Hóspedes da Rua Rosa se apresentam como DJs, cada integrante com um set de suas influências musicais. Minino Johnny, TSales, D4 e LineB compõem o line up. O evento acontece nesta sexta (05), às 18h, na Biscoito, Discos e Coisas. Ingressos disponíveis para venda no Sympla.

Sábado, 06

Sábados Mal Ditos

Primeira edição do Sábados Mal Ditos traz nomes jovens da música pernambucana. A cantora e compositora Sophia Malta, a banda de rock-alternativo Quanto Tempo e a DJ Ju Orange são as trações do final de semana. O evento acontece nesse sábado (06), às 18h, no Mal Dita Pub. Avenida Marquês de Olinda, 302, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.


Cinema

death race2
(Reprodução/ Rotten Tomatoes)

À Meia-Noite Te Levarei Ao Cinema: “Corrida da Morte 2000”

Dirigido por Paul Bartel e estrelado por David Carradine e Sylvester Stallone, Corrida da Morte 2000 se passa em um futuro distópico no qual o esporte popular nos Estados Unidos é uma corrida transcontinental que coroa seu vencedor pela contagem de pedestres atropelados. A sessão acontece neste sábado (06), às 23h59, na Sala Derby do Cinema da Fundação. Os ingressos serão disponibilizados para venda na bilheteria 01 hora antes da sessão por preço único (R$ 7,00).


Teatro e Dança

Copia de Copia de Post Noticias 17
Elenco da peça em montagem anterior (Foto: Divulgação)

Os Rinocerontes

Adaptação do texto clássico de Eugene Ionesco pelo grupo pernambucano Cênicas Cia de Repertório, Os Rinocerontes é uma comédia sobre os sintomas da ascensão da extrema-direita e reflete sobre questões como desinformação e massificação, direcionamento atemporal de Ionesco quando escreveu o texto na metade do século passado e adaptado pelo diretor Antônio Rodrigues para a realidade brasileira. O espetáculo Os Rinocerontes acontece nesta sexta (05), às 19h30, no Teatro de Santa Isabel. Praça da República, s/n, Santo Antônio. Ingressos disponíveis no Guichê Web.

Nos Tempos de Gungunhana

Solo teatral protagonizado pelo artista moçambicano Klemente Tsamba, a peça é baseada no romance Ualalapi do escritor Ungulani Ba Ka Khosa. O espetáculo conta a história do guerreiro Umbangananamani da tribo tsonga. A peça, que faz do projeto Ocupação Espaço O Poste, traz elementos do teatro antropológico e tradições orais africanas. A peça acontece nesta sexta (05), às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 467, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.

Viva O Povo Brasileiro

Inspirado no clássico de João Ubaldo Ribeiro, Viva O Povo Brasileiro é ambientado em Itaparica, na Bahia, e percorre 400 anos da história do Brasil, acompanhando uma alma em busca da identidade brasileira, que encarna em personagens invisibilizados pela história. O espetáculo, que tem a direção de André Paes Leme, volta ao Recife depois de uma passagem no Festival Recife de Teatro Nacional. A sessões acontecem de sexta (05) até o domingo (07), sempre às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.


Cultura

Fenearte Foto Daniela Nader
Foto: Daniela Nader/Divulgação.

Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato

a 24ª edição da Fenearte começou nesta quarta (03) com o tema “Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente” e homenageando o artesão olindense Mestre Nado. A feira reúne mais 5 mil artesãos em 300 estandes, além dos segmentos dedicados à moda e gastronomia, além dos shows de artistas locais. A Fenearte vai até o dia 14 de julho, das 14h às 22h nos dias de semana e 10h às 22h nos finais de semana, no Centro de Convenções, em Olinda. Ingressos disponíveis online.


Literatura

“O Decadente Circo dos Sonhos” é o novo livro de Oceano Albuquerque e segue uma companhia itinerante de circo à beira da falência que desembarca em uma pequena cidade do interior de Pernambuco e passa a desvendar mistérios no local. Além do lançamento do livro, o evento ainda traz um bate-papo com o autor e uma sessão de autógrafos. O lançamento acontece nesta sexta (05), às 18h, na Livraria do Jardim. Av. Manoel Borba, 292, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.