Ancestralidade preta é o tema da noite de hoje (20) nos Encontros do Cinema Pernambucano

Exibição traz obras de quatro cineastas pernambucanos, que também estarão presentes no debate depois sessão

ELOS matriarca anos 90
"Elos da Matriarca", de Thor Neukranz, é uma das obras exibidas (Foto: Divulgação)

Nesta quinta (20) o projeto independente de cinema de rua apresenta obras pernambucanas de Danielle Valentim, Kalor, Felipe Santos e Thor Neukranz que retratam seus ancestrais. A noite começa com Carta ao Mar (2020), que resgata as memórias da infância da diretora Danielle Valentim, que também dirige o documentário Pretas da História (2023), que apresenta mulheres negras que foram ofuscadas ou sublocadas pela história dita normativa.

Em seguida, o primeiro dos três filmes sobre avós: Quintal Verde (2021), de Felipe Santos, que retrata o isolamento social da matriarca Severina (Bia). Kalor apresentará o seu filme íntimo e experimental Madeira de Lei (2020). Por fim, o documentário Elos da Matriarca (2021), de Thor Neukranz, que retrata sua avó Luzinete em diferentes décadas até a chegada da pandemia.

Após a projeção teremos o tradicional papo no sofá do Bar Super 8 com Danielle Valentim, Kalor e Thor Neukranz. A curadoria dos Encontros do Cinema Pernambucano é do realizador Thor Neukranz e do animador Fê Soares.

Entrada: Gratuito
Data e horário: Quarta (20/06) às 20h
Local: Bar Super8 – rua Mamede Simões, 144, centro do Recife.

Programação
Carta ao Mar (2020) de Danielle Valentim
Pretas da História (2023) de Danielle Valentim
Quintal Verde (2021) de Felipe dos Santos
Madeira de Lei (2020) de Kalor Pacheco
Elos da Matriarca (2021) de Thor Neukranz