De 21 a 26 de maio, São Lourenço receberá a primeira edição da Mostra La Ursa de Cinema. O evento, totalmente gratuito, conta com uma seleção diversificada de produções audiovisuais que retratam as vivências, cotidianos e expressões culturais do estado.
Organizada pela produtora Pareia Cultural Produções Criativas e com o apoio da Lei Paulo Gustavo do município, a mostra promete provocar reflexões sobre temas fundamentais, como a valorização das culturas populares, a importância da sustentabilidade ambiental e o combate ao racismo e à LGBTfobia.
A programação é rica e diversificada, incluindo não apenas exibições de filmes de curta e média metragem, mas também rodas de conversa com realizadores/as e apresentações de artistas locais, como o Urso Branco do Cangaçá e o Maracatu Gavião de Ouro.
- Leia também: Festival de Cinema de Vitória anuncia longas e curtas selecionados para Mostras Competitivas
Os filmes serão exibidos nos bairros do Centro (Sede do Urso Branco de Cangaçá e Escola Pública 10 de Agosto), Nova Tiúma (Sede do Maracatu Gavião de Ouro) e Parque Capibaribe (Praça de Eventos do Terminal do Parque Capibaribe, Praça da Rua 75 e Espaço Cultural Quintal Capibaribe, localizado na Rua 20).
Segundo Thays Melo, produtora cultural nascida em São Lourenço da Mata e idealizadora do evento, a intenção do evento vai além de apenas proporcionar entretenimento. “É isso que buscamos com a Mostra: transportar para diferentes realidades, ampliar nossa visão de mundo e estimular nossa imaginação”, destaca.
A curadora da mostra, Amanda Ramos, acredita no poder transformador do cinema: “Que esta colheita apresentada na Mostra La Ursa de Cinema conecte com corações e mentes, inspirando diálogos em prol de outros mundos possíveis. O convite à reflexão está lançado e desejamos uma ótima viagem pelo cinema pernambucano”.
A programação será composta por um média-metragem, episódios de duas séries de TV e 30 curtas-metragens que abrangem o período de 2011 a 2023, produzidos por realizadores e realizadoras do litoral ao sertão. Contando também com a Sessão Pau-Brasil, noite dedicada à produção audiovisual de São Lourenço da Mata, essa com curadoria de Thays Melo.