“Incompatível Com a Vida” estreia na TV e no streaming no Dia Internacional da Mulher

Documentário de Eliza Capai trata das dificuldades que muitas mulheres passam para interromper a gravidez com segurança e dignidade

eliza
Foto: Divulgação.

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Curta! traz a esperada estreia na TV do premiado documentário Incompatível Com a Vida, de Eliza Capai. Vencedor do Prêmio de Melhor Documentário concedido pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Cinema) e do festival “É Tudo Verdade”, ambos em 2023, a produção chegou a ser qualificada para o Oscar 2024 e integrou a programação de vários festivais, entre eles o Hollywood Brazilian Film Festival, em Los Angeles, e o Festival do Rio de 2023.

O filme parte do luto da diretora — que registrou a interrupção de sua gravidez após diagnóstico de “malformação fetal incompatível com a vida”. Ela, então, amplia o seu olhar para trazer o registro da história de várias outras mulheres. Alana, Laís, Isabela, Priscila, Shuane e Tainah são personagens que relembram suas trajetórias, dando voz e imagem ao que geralmente é apenas estatística. Elas partem da felicidade diante da descoberta da gravidez, recordam a imensa tristeza diante da notícia de malformação fetal e trazem à tona a agonizante busca por um desfecho mais respeitoso para elas e seus bebês.

Por morar em Portugal, Eliza pôde interromper sua gravidez legalmente, mas as entrevistadas no Brasil contam que encontraram grandes dificuldades para fazer o mesmo, ainda que tenham recebido diagnósticos semelhantes ao da cineasta. Da dor delas vem a força para discutir sobre políticas públicas relacionadas à legalização do aborto no Brasil, que hoje é negado ou dificultado até em casos em que o feto não tem condições de vingar.

A estreia no Curta! é no dia temático “Sextas de História e Sociedade”, 8 de março, às 20h30.

Encontrou um erro? Fale com a gente

Editor