A mostra competitiva da edição 2024 do Festival PREAMP, organizado pela Articulação Musical Pernambucana, será realizada neste final de semana, nos dias 02 e 03 de fevereiro, a partir das 17h, no palco armado no Cais da Alfândega, bairro do Recife. A entrada será gratuita.
Cada dia contará com quatro bandas selecionadas entre as que se inscreveram via um link postado na conta oficial da AMP no Instagram. As bandas/artistas foram escolhidas por uma comissão formada por profissionais da cadeia produtiva da música de Pernambuco, respeitando os seguintes critérios de cota: uma banda/artista do Sertão, uma banda/artista do Agreste, uma banda/artista da Zona da Mata e cinco bandas/artistas da região metropolitana do Recife.
A banda/artista vencedora levará como prêmio a gravação de um EP e um produto audiovisual. Além disso, os três primeiros colocados entrarão na grade oficial do carnaval do Recife.
A sexta-feira, 02 de fevereiro, será aberta com uma apresentação no chão do Afoxé Oya Alaxé, numa homenagem à cultura popular pernambucana. Depois se apresentarão os concorrentes Gyra (Sertão), Acervo (Região Metropolitana), AMun-Há (Região Metropolitana), Raízes Perdidas (Região Metropolitana). No encerramento, shows de dois convidados especiais: Coco Raízes de Arcoverde e Lia de Itamaracá.
No sábado (03), um cortejo puxado pelo Bloco da AMP e o Afojubá, sairá, a partir das 16h, da Praça do Arsenal em direção ao Cais da Alfândega. Depois teremos uma apresentação de chão do Maracatu Nação Camaleão, em outra homenagem à cultura popular. Em seguida se apresentarão os concorrentes Luana Tavares (Zona da Mata), Bella Kahun (Agreste), Orquestras Iorubás de Pernambuco (Região Metropolitana) e Pajé IB (Região Metropolitana). O sábado será encerrado com os convidados especiais Joanah Flor e O Conde Só Brega.