Um dos maiores guitarristas brasileiros, Lanny Gordin morreu em São Paulo, na madrugada dessa terça-feira (28), dia em que completaria 72 anos. A notícia foi confirmada pelo amigo e cineasta Gregorio Gananian em publicação nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.
“Viva Lanny! obrigado por tudo! Saudades eternas, gratidão total por nos ensinar a viver! O mais doce, leve, livre e genial! Escutato, filmar com você é aprender a respirar”, escreveu Ganian. “Descansa em paz, meu amigo te amo.”
Filho de mãe polonesa e pai russo, Lanny Gordin nasceu na China, em 1951, e veio para o Brasil ainda criança. Ao longo da sua carreira, tocou com Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros grandes nomes, e se destacou como guitarrista lendário da Tropicália.
Em 2017, sua vida e obra foi documentada no filme Inaudito – com/por Lanny Gordin, dirigido por Gregorio Gananian ao lado de Danielly O.m.m. Em homenagem ao artista, o longa foi disponibilizado gratuitamente na plataforma Embaúba Play.