Cerca de 40 expositores, de diferentes bairros da periferia da capital pernambucana, estarão juntos na 2ª edição da Ojá Afro Sesc, para comercializarem seus produtos, em sua maioria feitos de forma artesanal, como artigos de moda e vestuário, acessórios, artes visuais, peças de decoração e gastronomia típica, tudo com o intuito de valorizar e fomentar o empreendedorismo feito por pessoas pretas. A programação é gratuita, e será realizada no Sesc Cais de Santa Rita, no Bairro de São José, das 15h às 20h.
A feira, que reúne empreendedores periféricos, mulheres e LGBTQIA+ ligados à economia criativa, também disponibiliza espaço de beleza, relaxamento e bem-estar. A ação inclui, ainda, oficina gratuita para adultos interessados em contação de história afro; e rodada de palestras sobre comunicação e combate ao racismo estrutural. Somado aos expositores haverá apresentações culturais de cultura popular.
Dentro da programação, apresentações artístico-culturais do Afoxé Omo Nilê Ogunjá e Afoxé Oyá Alaxé. O roteiro também vai abrir espaço para público adulto interessado em aprender sobre a história do povo afro. A pedagoga, contadora de histórias e produtora cultural, Roma Júlia vai ministrar uma oficina de contação de histórias africanas. Para participar é preciso fazer inscrição por meio do formulário online. A formação será das 9h às 17h, deste sábado, 2.
Já o jornalista, empreendedor e especialista em comunicação, Salatiel Cícero promoverá uma roda de debate, gratuita, sobre a importância estratégica da Assessoria Comunicação e Imprensa para potencializar as marcas e os afroempreendedores para construir um espaço na mídia. O encontro será nesta sexta-feira, dia 1º, no Sesc Cais de Santa Rita, das 18h30 às 21h30. As vagas são limitadas. Para participar é preciso reservar a vaga preenchendo o formulário.
Por fim, a professora, produtora cultural, especialista em museus, comunidades e identidades, mestra e doutoranda em educação e representante do Laboratório de Educação das Relações Étnico-raciais (LABERER), Elizama Messias realiza um bate-papo especial que tem por tema: “Entenda o racismo estrutural e como combatê-lo”.