OLHARES SOBRE A GUERRA
Chega ao Brasil obra do japonês Seiho Takizawa, e o melhor, em uma edição que agrada ao bolso
Por Paulo Floro
Editor da Revista O Grito!
Contos de guerra sempre serviram à literatura e também aos quadrinhos. Mas este Who Fighter que chega agora às bancas adiciona ideias criativas a esse tipo de história. Lançado pela HQM, o mangá escrito por Seiho Takizawa se inspirou no famoso romance de Joseph Conrad, Coração das Trevas e adicionou alienígenas, intrigas e paranoia.
A HQ foi anunciada pela editora em 2008 e só lançada agora. Traz três histórias. A primeira traz como tema os chamados Foo Fighters, as misteriosas bolas de fogo vistas por pilotos de avião e que foram tidas como Ovnis. Após abater um desses objetos, um ás japonês começa a ter a sanidade ameaçada. Takizawa adiciona elementos de ficção científica, poderes de intangibilidade, mas conquista o leitor ao jogar com o medo e paranoia.
Essa história tem um roteiro cheio de nuances, requer um tempo mais demorado do que estamos acostumados com mangás, sempre tão dinâmicos, até os mais cults. Isso não atrapalha a HQ, até porque isso faz parte do estilo do autor, mas pode afugentar alguns leitores já que se trata da história de abertura da edição.
A segunda história, a melhor do livro, é a visão do autor para o clássico O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, que também inspirou o filme Apocalypse Now. Kurutsu é um herói de guerra japonês que decide desertar criando um reino particular em uma floresta da Birmânia (atual Mianmar).
Esta é a estreia de Seiho Takizawa no Brasil, autor que tem obras lançadas nos EUA, onde tem admiradores. Esta versão lançada pela editora HQM é uma versão do que saiu pela americana Dark Horse Comics. A edição nacional se destaca por optar em lançar como uma revista, ainda que superior ao que costumamos encontrar nos mangás das bancas.
Essa opção barateou a obra, o que é ótimo para os leitores. Bom trazer novas visões do gênero mangá para as bancas.
WHO FIGHTER E O CORAÇÃO DAS TREVAS
Seiho Takizawa (texto e arte)
[HQM, 208 págs, R$ 14,90]
NOTA: 8,0