Reggae Resistência: documentário inédito apresenta a trajetória da cultura Reggae na Bahia

A produção inédita será exibida às 22h desta quinta-feira (11), na TVE. O filme também participa do In-Edit Brasil 2023

RR Still Gil 01 1
Gilberto Gil é um dos artistas que participa do documentário. (Foto: Divulgação).

Dirigido e roteirizado por Cecília Amado e Pablo Oliveira, o documentário Reggae Resistência estreia nesta quinta-feira, 11 de maio, data que marca o aniversário de morte de Bob Marley, o maior expoente do estilo no mundo. O filme, que também participa do In-Edit Brasil deste ano, mergulha na história do Reggae na Bahia para revelar a potência do gênero musical que se consolidou como um dos símbolos de resistência da cultura negra baiana. A exibição acontece às 22h, na TVE.

Realizado pela Tenda dos Milagres, com produção executiva de Silvia Abreu, o filme abarca desde os grandes nomes do gênero até as novas gerações, trazendo relatos de figuras como Edson Gomes, Nengo Vieira, Sine Calmon, Dionorina, Sergio Nunes (Adão Negro), Lazzo Matumbi, Jorge de Angélica e Gilberto Gil. Além disso, outras vertentes do Reggae e da música Jamaicana são contempladas, como os Sound Systems e o Dance Hall, representados pelo coletivo MiniSterio Público.

“A diversidade do Reggae Baiano é tão múltipla e viva até hoje, por isso provocamos esse encontro com as grandes potências do gênero na Bahia, para entender a sua história em linhas gerais e principalmente, dar luz ao Reggae como um estilo de vida, uma forma de ver o mundo e principalmente uma música de resistência e de reflexão social e por isso mesmo um gênero tão marginalizado. Acreditamos na potência do Reggae, no seu poder de transformar vidas ao falar sobre o povo da Bahia de forma tão íntima”, comenta a diretora Cecília Amado.

“Participo do Reggae Resistência com um profundo sentimento de devoção incondicional à música e cultura reggae. Um documentário acurado e necessário. Um farol que lança luz sobre uma grandiosa e fundamental parte de nossa experiência civilizatória a partir da Roma Negra Salvador, recôncavo, alcançando Feira de Santana. Por mais Reggaes Resistências”, celebra Sérgio Nunes, da banda Adão Negro.

Reggae e Resistência é resultado do Bahia na Tela, maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana a partir da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

SERVIÇO:
Lançamento do documentário Reggae e Resistência, de Cecília Amado e Pablo Oliveira
Estreia: quinta-feira (11), às 22h, na TVE
Horários alternativos: Dia 11/05, quinta, às 22h; dia 12/05, sexta, às 21h30; dia 14/05, domingo, às 17h; e dia 20/05, sábado, às 20h, na TVE.