Projeto “Sotaques do Choro” exibe documentário sobre Plauto Cruz no Recife

Exibição será nesta sexta (29) na sala Museu do Cinema da Fundaj e terá apresentação do grupo recifense Isto é Choro

Copia de Post Noticias Padrao 11
Turnê de estreia do documentário exalta o valor cultural do Choro (Foto: Marcus Jung/ Divulgação)

Os amantes do choro podem comemorar: na quinta-feira, 29 de fevereiro, Recife recebe o projeto “Sotaques do Choro”, que promove no Cinema do Museu – Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) o show do grupo Isto é Choro seguido da exibição do documentário musical Plauto, um sopro musical. O evento inicia às 19h0, com ingressos à venda antecipadamente pelo Sympla.

Promovido pela distribuidora Lança Filmes“Sotaques do Choro” totalizará uma circulação por 21 cidades brasileiras realizando apresentações de artistas e grupos locais do estilo, valorizando a cultura de cada região e contribuindo para o legado da história do Choro. 

Isto é Choro

Foto Fabio Santos e grupo Isto e Choro cred. Guinne
(Foto: Guinné/ Divulgação)

A participação musical fica com o grupo Isto é Choro, coletivo formado em 2016 na Região Metropolitana do Recife. Surgiu do movimento de alguns musicistas e produtores pernambucanos para difusão e preservação do gênero Choro. Com apresentações musicais e didáticas, no formato concerto-aula, o grupo conta com a participação de convidados ou convidadas, executando um repertório composto por chorinhos de compositores pernambucanos e clássicos nacionais. Para a participação na estreia do filme, o grupo convidou o músico Fábio Santos, compositor e flautista, que faz um resgate histórico-cultural da vida e obra de Plauto cruz, passando pela importância da flauta na música e na formação do Choro.

Lançado nas salas de cinema em 2023, Plauto, um sopro musical, apresenta a trajetória de Plauto Cruz, uma das figuras mais renomadas do choro no Brasil. Mestre da flauta, iniciou a carreira na Era de Ouro do Rádio. Dirigido por Rodrigo Portela, roteiro de Márcio Schoenardie e produção de Carlos Peralta, o documentário da Guarujá Produções usa elementos de ficção e musical,  entrelaçando arquivos históricos com cenas ficcionais que reconstituem a notável jornada musical de mais de 40 discos gravados e 60 prêmios em festivais como flautista e compositor.