Presépio de Mamulengo Flor Mimosa ocupa as praças do Recife com espetáculo cultural gratuito

mamulengo divulgacao
Mestre Adiel Luna traz ao Recife os Mamulengos, tradição da Mata Norte (Foto: José de Holanda/ Divulgação)

Com uma programação voltada para toda a família, o Presépio de Mamulengo Flor Mimosa, encerra neste fim de semana (dias 2, 4 e 5) a temporada de apresentações gratuitas do projeto que está percorrendo os parques públicos do Recife. A mostra do repertório criado pelo poeta, cantador e mestre de saberes populares, Adiel Luna, inclui os espetáculos “A Sambada de Simão nas Terras de São Saruê”; “A Pega do Boi Melado na Serra do Catolé”; “Benedito Brocoió, Barulhento e Beradêro”; e o “Mamulengo no Terreiro”.

A estreia no último fim de semana contou com apresentações nos parques Santana e da Jaqueira, na zona Norte da cidade. Nas próximas exibições, a expectativa é oportunizar a participação de ainda mais crianças e adultos para curtir um pouco dessa rica manifestação cultural da Mata Norte do Estado.

No feriado do dia 2 de novembro, as apresentações acontecem em duas sessões, das  15h às 16h e das 17 às 18h, no Parque Caiara, na Iputinga. No dia 4, no Parque da Macaxeira. E no dia 5, o grupo encerra a circulação no Parque Treze de Maio, na Boa Vista. Em todos os dias, os horários das apresentações serão os mesmos. Na mostra, o mamulengueiro Adiel Luna e o trio de músicos formado pelo sanfoneiro Vinicius Nogal e pelos percussionistas Nino Silva e Gal Menezes, executam a trilha sonora ao vivo, cantam e contracenam, dando vida aos bonecos. Juntos, eles somam música nordestina a elementos circenses a uma poética requintada vinda dos versos e loas tradicionais.

O Projeto é pensado não só para trazer o teatro de mamulengos para os seus espaços originais que são as feiras, mercados públicos e  parques, como também para promover a atualização dessa rica manifestação cultural ao tempo presente. Para isso, novos enredos foram elaborados a partir de narrativas contemporâneas e personagens que deixam de lado antigos conceitos que alicerçaram a base do mamulengo e hoje já não cabem mais nesses espaços de arte.

Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público de todas as idades. A duração média de cada uma é de 50 minutos. Vale destacar que, em todas as apresentações haverá intérprete de libras, possibilitando o acesso comunicacional para pessoas com deficiência auditiva.  

Serviço:

Últimas apresentações do projeto Presépio de Mamulengo Flor Mimosa


02/11 – Parque Caiara – das 15h às 16h; e das 17h às 18h
04/11 – Parque da Macaxeira – das 15h às 16h; e das 17h às 18h
05/11 – Parque 13 de maio – das 15h às 16h; e das 17h às 18h

OBS: Apresentações gratuitas e abertas ao público de todas as idades
DURAÇÃO: 50 minutos