O Agente Secreto e Wagner Moura foram eleitos, respectivamente, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator pelo New York Film Critics Circle Awards, premiação do mais antigo grupo de críticos dos Estados Unidos. O anúncio foi feito nesta terça (2). É a primeira vez que um ator brasileiro vence a categoria de atuação no NYFCC. Para Kleber Mendonça Filho, é a segunda conquista no prêmio: em 2020, Bacurau, codirigido com Juliano Dornelles, já havia sido escolhido como Melhor Filme Internacional.
Com os novos prêmios, O Agente Secreto chega a 26 conquistas em diferentes festivais e listas da crítica. A temporada segue aquecida: nesta quinta-feira (4), Wagner Moura recebe o IndieWire Honors por sua atuação, enquanto a produção aparece na lista de pré-indicados ao Critics Choice Awards nas categorias Elenco (Gabriel Domingues) e Figurino (Rita Azevedo). As nomeações serão anunciadas na sexta-feira (5 de dezembro).
A boa recepção se reflete também no circuito internacional. O filme iniciou a campanha de lançamento nos Estados Unidos com críticas positivas na imprensa e hoje registra 99% de aprovação da crítica especializada no site Rotten Tomatoes. Nesta semana, estreia em São Francisco e Boston e, a partir de 19 de dezembro, chega também a cidades como Chicago, Filadélfia, Atlanta, Seattle, Austin e outros estados. Na França, a estreia está marcada para 17 de dezembro. Em Portugal e na Alemanha, onde já estreou, o longa soma mais de 40 mil espectadores.
O longa também foi indicado em duas categorias no Gotham Awards, premiação que dá início à temporada de prêmios: melhor ator para Moura e melhor roteiro para Mendonça Filho. Apesar do filme ter saído sem prêmios, as menções dão um termômetro de que a produção chega forte para a campanha ao Oscar.
E mais emoções estão por vir nesta semana de temporada de prêmios: na quarta (3) serão anunciados os indicados do Independent Spirit Awards, voltado para o cinema independente e na sexta (5) saem os indicados para o Critics Choice Awards, o mais importante prêmio da crítica.
No Brasil, O Agente Secreto ultrapassou 910 mil ingressos vendidos e caminha para se tornar apenas o segundo filme brasileiro lançado em 2025 a alcançar 1 milhão de espectadores. O longa já é o maior sucesso da carreira de Kleber Mendonça Filho e o título mais visto da história da distribuidora Vitrine Filmes.
Coprodução internacional da CinemaScópio com a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming, O Agente Secreto acompanha Marcelo, especialista em tecnologia na casa dos 40 anos, que retorna ao Recife em 1977 fugindo de um passado misterioso — e descobre que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

