A morte de Gloria Maria, ícone do jornalismo brasileiro, abalou todo o país na manhã desta quinta-feira (2). A jornalista, que estava afastada da programação da TV Globo desde dezembro, lutava contra um câncer no cérebro desde 2019. Ainda pela manhã, autoridades, artistas e colegas de profissão lamentaram seu falecimento.
- Leia mais: Morre Gloria Maria, um dos principais nomes do jornalismo no Brasil
- Leia mais: Como repórter, Glória Maria enfrentou racismo do ditador João Figueiredo e ganhou simpatia de Madonna
Ao vivo, o jornalista Heraldo Pereira se emocionou ao relembrar momentos ao lado da colega. “Ela é uma referência para nós como jornalistas. Ela é uma referência para o nosso país. Um momento difícil para todos nós”, disse.
No Instagram, o antigo âncora do Bom Dia Brasil, Chico Pinheiro, publicou uma foto ao lado da jornalista. “Glória é oferenda no dia de Iemanjá, a Rainha do Mar. No fundo desse mar, a resposta à pergunta sobre o Mistério! Valeu, querida Glória!”, escreveu. Hoje, 2 de fevereiro, data da sua morte é também o dia da orixá.
A apresentadora do Fantástico, Poliana Abritta, também prestou homenagem à amiga em seu perfil. “Sua luz, sua força, seu sorriso, sua liberdade, sua intensidade, seu enorme coração – isso fica! Tá guardado no coração de cada um de nós, nas nossas lembranças, nas histórias das nossas viagens.”
A notícia da morte de Gloria Maria também foi recebida com pesar por inúmeros artistas. “Se hoje tem um Emicida, é por que antes existiu uma Glória Maria. Devastado por sua passagem amiga, e ao mesmo tempo, grato por ter tido a honra de poder te chamar assim”, publicou o rapper no Twitter.
“Difícil encontrar palavras pra me despedir… mas me brotam palavras pra dizer o que Glória representa: poder, inteligência, caráter, personalidade, identidade, possibilidades, viagens, vigor, bom humor, gargalhadas, dança, musica, champanhe, passaporte, mundo! É isso, Glória mudou meu mundo, mudou o nosso mundo! E todos os passos dados por ela são seguidos por mim e por todas nós”, escreveu a atriz Taís Araújo no Instagram.
Em suas redes sociais, o presidente Lula prestou condolências e relembrou a trajetória profissional da jornalista. “Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão”, lamentou.
Além dele, ministros e ministras como Anielle Franco, da Igualdade Racial, Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e Cida Gonçalves, das Mulheres, se despediram da profissional. “Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”, publicou Anielle.