N’Zambi lança clipe em homenagem ao cineasta André Soares, vítima da Covid

Videoclipe na Ilha de Deus resgata documentário inacabado “A Cor da Cozinha”, trazendo a experiência da empreendedora social e chef de cozinha Negralinda com gastronomia do mangue

Copia de Post Noticias Padrao 4
Chef Negralinda foi filmada por André Soares em A Cor da Cozinha e agora está no Clipe de "Busque Seu Lugar". (Foto: André Soares e Thiago Brandão)

A banda N’Zambi, em parceria com o Vicioclipes (selo audiovisual), lança o clipe “Busque seu Lugar”, com direção e edição do cineasta pernambucano Jeã Santos. O videoclipe homenageia o cineasta falecido André Soares, também de Pernambuco, a partir de uma montagem de imagens do seu documentário inacabado A Cor da Cozinha, gravado na Ilha de Deus, no Recife/PE. André faleceu em 2021 vítima do Covid-19.

Com o resgate das imagens captadas por André Soares, o videoclipe traz a vivência de Geiseane de Ataíde, mais conhecida como Negralinda, com a gastronomia do mangue, especialidade da chef de cozinha. Empreendedora social, ela busca transformar mulheres e famílias por meio do impacto social, fazendo um trabalho para além da função de cozinheira, através do Instituto Negralinda.

Foto Andre Soares in memoriam e Thiago Brandao
Ponte da Vitória das Mulheres é a principal via de acesso à ilha (foto: André Soares e Thiago Brandão)

Além das filmagens na cozinha da chef Negralinda, o clipe também tem imagens dos moradores da Ilha de Deus, comunidade de pescadores e de pescadoras que habitam o local há mais de 60 anos. A maioria das pessoas da localidade, que fica entre os bairros da Imbiribeira e Pina, vive da pesca do Sururu e do cultivo do camarão orgânico, nos mangues dos rios Tejipió, Pina e Jordão, que cercam a ilha.

Confira o clipe:

Obra de André Soares

André Soares foi um cineasta, documentarista, músico, produtor cultural e um dos fundadores da produtora Vicioclipes. Entre 2020 e 2021, André trabalhou em uma pesquisa cinematográfica na qual documentou as falas de chefs de cozinha negros e negras sobre o protagonismo dos costumes e saberes trazidos pelos africanos dentro da cozinha brasileira, para seu documentário A Cor da Cozinha. Em 2021, André foi vítima da Covid-19 e o documentário não foi finalizado.