Neste fim de semana, o Recife recebe pela primeira vez o espetáculo Nos Tempos de Gungunhana. O solo teatral, protagonizado pelo artista moçambicano Klemente Tsamba, será apresentado nos dias 5 e 6 de julho, às 19h, no Espaço O Poste, na Boa Vista.
Baseado no romance Ualalapi do escritor Ungulani Ba Ka Khosa, o espetáculo transporta o público para os tempos do rei tribal Gungunhana, através da história do guerreiro Umbangananamani da tribo tsonga. Combinando elementos do teatro antropológico e da tradição oral africana, a obra tem circulado internacionalmente desde 2014, passando por países como Moçambique, Cabo Verde, Portugal, Turquia, Finlândia e Angola, antes de chegar ao Brasil.
Além de Nos Tempos de Gungunhana, a Ocupação Espaço O Poste continua a oferecer um panorama diversificado da cultura pernambucana e afroindígena. No dia 13 de julho, o público poderá conferir Solo para um Sertão Blues, inspirado na obra de Cida Pedrosa, que explora as raízes sertanejas através de música, dança e memórias ancestrais. Já no dia 27 de julho, o projeto Ítàn do Jovem Preto celebra as histórias e performances de jovens artistas negros do Recife, com destaque para a performance Eje Ara Okan da bailarina Artia.
A Ocupação Espaço O Poste, financiada pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas, reafirma seu compromisso em promover a diversidade cultural e o teatro afroindígena, marcando os 20 anos de atuação do Grupo O Poste Soluções Luminosas. Localizado na Rua do Riachuelo, 467, Boa Vista, o espaço tem sido local não apenas de espetáculos, mas também de oficinas, cursos e festivais.
Os ingressos para Nos Tempos de Gungunhana estão à venda por R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira) através do Sympla, com mais informações disponíveis no perfil @oposteoficial no Instagram. A programação completa e atualizações sobre a Ocupação podem ser encontradas na mesma plataforma.