Museu das Favelas oferece programação diversa para Março, mês da mulher

Atividades estão disponíveis de 11 a 25 de março

Foto Rachel Maia
Rachel Maia é convidada do projeto “Mulheres - Raça, Classe e Negócios”. (Divulgação).

A agenda de março do Museu das Favelas vem inspirada no mês da mulher com atividades gratuitas visando o protagonismo feminino. 

No sábado (11), às 14h, haverá o lançamento dos livros Úrsula (Maria Firmino dos Reis, Estação Povoar), Onde estaes Felicidade? (Carolina Maria de Jesus, Me Parió Revoluções) e Punhais e Bolinhos de chuva (Evania Vieira, Selin Trovoar).

No mesmo dia, sob o título “Povoando Papéis – Desde quando Periferias fazem livros? Como as pessoas periféricas publicam? Qual o público, preço e prazo de validade desses livros?”, os convidados Evania Vieira, Dinha, Nivaldo Brito e Vera Eunice, com mediação de Bruno Almeida, debatem os problemas, contextos e conquistas do fazer literário na periferia. As obras são escritas por mulheres negras em momentos e contextos históricos diferentes e revelam paralelismos constitutivos da vida social e urbana brasileira. Essa ação é uma collab do CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca com a editora Estação Povoar.

No dia 18, às 15h, o “Favela Projeta” exibirá  “O Papel e o Mar”, seguido de performance artística e palestra com Dirce Thomaz, atriz e protagonista do filme sobre Carolina Maria de Jesus, responsável, entre outros, pelo best-seller Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. A ação chega para lembrar a história celebrar a obra da escritora que completaria 109 anos no dia 14 de março 

No dia 25, às 11h, no Auditório Estouro, a Unilever apresenta o projeto “Mulheres – Raça, Classe e Negócios”, um ciclo de palestras que acontece até o mês de maio, e que convida mulheres potentes para depoimentos inspiradores. Nesta edição de estreia, Rachel Maia, uma das maiores executivas do país, é a primeira convidada. O momento é uma iniciativa do CORRE – Centro de Formação, Trabalho, Renda e Empreendedorismo do Museu das Favelas.

Ainda no mês de março, o Museu também organiza as visitas temáticas “Favela: substantivo feminino”, sobre a história de mulheres importantes para as favelas brasileiras, além de manter em cartaz as exposições “Favela-Raiz” e “Identidade Preta”.

SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO 

Março: mês das mulheres no Museu das Favelas

Lançamentos de livros + Povoando Papéis

Data: 11/03

Horário: 14 às 16h

Local: Auditório Estouro (lotação: 50 pessoas)

Classificação livre

Favela Projeta

Data: 18/03

Horário: 14 às 16h30

Local: Auditório Estouro  (lotação: 50 pessoas)

Classificação livre

Mulheres – Raça, Classe e Negócios

Data: 25/03

Horário: 14 às 15h30

Local: Auditório Estouro (lotação: 50 pessoas)

Classificação livre

As inscrições deverão ser realizadas no site Museu das Favelas, antecipadamente.