Museu das Favelas é parte da grade da Expo Favela

Neste final de semana, o Museus ministra suas atividades na maior feira do 4º setor no mundo

Credito Carlos Pires Black Pipe
Exposição Favela Raiz. Foto: Carlos Pires / Black Pipe.

O Museu das Favelas participa da Expo Favela, maior feira do 4º setor no mundo, de sexta (17) a domingo (19). Na exposição, o equipamento apresenta instalação que provoca o olhar em um ambiente imersivo com conteúdos audiovisuais produzidos por criadores de várias favelas do país e painéis que trazem textos, vídeos, imagens e poesias sobre o processo de criação do recém-inaugurado museu.

O Museu se locomove até o World Trade Center para propor trocas de experiências e vivências entre os visitantes-atuantes e sua equipe. Na sexta (17), das 11h às 12h, Renata Furtado, Vivian Egídio e Sidnei Andrade apresentam a experiência do CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca do Museu das Favelas. No sábado (18), mesmo horário, a experiência do CORRE – Centro de Formação, Trabalho, Renda e Empreendedorismo do Museu, apresentado por Carla Zulu. No mesmo dia, das 15h às 16h, o time de educadores propõe a vivência Batuques Sudestinos. E, haverá ainda o lançamento da FAVELA OCUPA: chamada de ocupação cultural do Museu.

Este chamamento busca o credenciamento e seleção de propostas de atividades artísticas, educativo-culturais, de entretenimento e formação, concebidas e realizadas por profissionais, empresas, coletivos e/ou coletivos periféricos e de favelas brasileiras, voltadas a diferentes perfis de públicos e realizadas na sede do Museu. Serão duas modalidades: atividades com apoio financeiro e atividades que precisam apenas do espaço. O chamamento possui fluxo contínuo, ou seja, sem prazo de inscrição,que deverão ser feitas por meio de formulário a ser disponibilizado no site. 

E Por fim, no domingo (19), das 11h às 12h, Vanessa Marinho apresenta a experiência do núcleo educativo do Museu das Favelas.

A Expo Favela, organizada pela Central Única das Favelas (CUFA,) é uma feira de negócios que busca dar visibilidade e promover os empreendimentos e startups das favelas, promovendo encontros com investidores visando a aceleração dessas iniciativas. Também propõe a realização de palestras, oficinas, exposições, rodadas de negócios, mentorias, shows, exibição de filmes, entre outros. A primeira edição do evento reuniu mais de 30 mil pessoas no World Trade Center.

E o Museu das Favelas é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, localizada no Palácio dos Campos Elíseos, na região central de São Paulo.

SERVIÇO

Museu das Favelas na Expo Favelas

World Trade Center

(Avenida das Nações Unidas, 12551 – Cidade Monções, São Paulo – SP)

17 de março

11 – 12h: Experiência do CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca do Museu das Favelas, com Renata Furtado, Vivian Ébano e Sidnei Andrade.

18 de março

Lançamento FAVELA OCUPA – Chamada de Ocupação Cultural do Museu

14 – 15h: Experiência do CORRE – Centro de Formação, Trabalho, Renda e Empreendedorismo do Museu, com Carla Zulu.

15 – 16h: Vivência Batuques Sudestinos, com time de educadores do Museu.

19 de março

11 – 12h: Experiência do núcleo educativo do Museu das Favelas, com Vanessa Marinho.