Livro celebra a experiência dos professores de Pernambuco na Oficina Francisco Brennand

Com lançamento neste sábado (24), "Flechas, Folhas, Pássaros: Caminhos na Educação" é uma publicação coletiva que resulta do projeto Laboratório de Publicações Educativas do instituto cultural

FOTO JULIO CAVANI
Obra discute temas como racismo ambiental, alfabetização e educação escolar quilombola. (Foto: Julio Cavani/Divulgação).

Professores do Ensino Básico de Pernambuco se reúnem neste sábado (24), às 14h, no Anfiteatro da Oficina Francisco Brennand, para o lançamento da publicação coletiva Flechas, Folhas, Pássaros: Caminhos na Educação, obra que nasce como resultado da primeira edição do Laboratório de Publicações Educativas, projeto educativo do instituto.

Com o intuito de se tornar um material educativo para professores nas salas de aula, o título busca documentar as experiências, reflexões e vozes dos docentes, explorando suas vivências a partir de uma visão territorial originária. A iniciativa parte das leis nº 10.639/03 e 11.645/08, que determinam o ensino das culturas afro-brasileira e indígena e fomentam suas intersecções com o cotidiano escolar no Brasil.

Para a criação do volume, os professores Camila Santiago, Carlos Avelar, Eliane Duarte, Gabriela Monteiro, Geisiane Paula, Gilvanilson Soares, Hillsong Olegário, Maria da Conceição Freitas, Tatiana Sarmento e Teresa França participaram, durante cinco semanas, de encontros, diálogos e pesquisas mediados pelas consultoras pedagógicas Bia Lima e Camila Storck, em parceria com a coordenadora editorial, Priscila Gonzaga.

FOTO RENAN PEIXE
Título é assinado pelos professores Camila Santiago, Carlos Avelar, Eliane Duarte, Gabriela Monteiro, Geisiane Paula, Gilvanilson Soares, Hillsong Olegário, Maria da Conceição Freitas, Tatiana Sarmento e Teresa França. (Foto: Renan Peixe/Divulgação).

Além dos professores-autores, o lançamento contará ainda com a presença da equipe de Educação e Pesquisa da Oficina Francisco Brennand, representada por Ariana Nuala, Mariana Souza e Milla Serejo, que participam de uma roda de conversa aberta ao público sobre o processo do laboratório e suas pesquisas para a criação do material. As inscrições para o evento podem ser realizadas gratuitamente através de um formulário on-line.

Debatendo questões como racismo ambiental, a importância da alfabetização para pessoas socialmente marginalizadas, educação escolar quilombola, entre outros temas, os capítulos partem do olhar cuidadoso de quem lida com as diferentes realidades dentro dos espaços educacionais públicos de Pernambuco.

A partir das experiências pessoas e do olhar sobre o ambiente de trabalho, os professores-autores traçam uma oportunidade de iniciar um diálogo, por meio da reflexão, sobre a estruturação social e educacional do Brasil construído em cima de estratégias de apagamento de pontos de vistas plurais sobre as diferentes vivências do povo brasileiro. A publicação, que será distribuída de forma física no lançamento, também estará disponível em versão online no site da Oficina.