Lia de Itamaracá ganha nova exposição, desta vez na ilha que a consagrou

Ciranda no Mundo será inaugurada na Embaixada da Ciranda, na Orla de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá

Lia de Itamaracá.
Lia de Itamaracá durante show no C6 Fest em São Paulo. (Foto: Hannah Carvalho/OGrito!)

Lia de Itamaracá ganha mais uma exposição em sua homenagem, desta vez na ilha que a revelou para o mundo. Ciranda no Mundo será inaugurada na Embaixada da Ciranda, na Orla de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco. A celebração da carreira da cirandeira acontece às vésperas da comemoração dos seus 80 anos, que serão completados em 2024.

A realização é do próprio Centro Cultural Estrela de Lia, com apoio da prefeitura da Ilha de Itamaracá. A curadoria é de Beto Hees e a direção artística é de Lia Letícia.

A mostra faz um passeio pelos diversos momentos da carreira de Lia de Itamaracá, desde os primórdios até registros mais recentes, como imagens de seu último show com o músico estadunidense Jon Batiste no C6 Fest. Registros de Lia pelo mundo também recebem destaque na mostra.

No mesmo dia e local, às 19h, acontecerá a oitava e última edição do projeto Cineclube O Canto da Sereia, incentivado pelo Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Idealizado pelo fotógrafo Ytallo Barreto, o foco desta edição do Cineclube O Canto da Sereia são obras que falam a respeito de sabedorias transmitidas através da ancestralidade e da espiritualidade. Seja através dos antepassados, da natureza ou dos sons.

Lia de Itamaracá.
Foto: Ytallo Barreto. (Divulgação ).

Celebrações de Lia de Itamaracá

A cirandeira Lia de Itamaracá completará 80 anos em 2024 e uma série de homenagens e comemorações estão sendo preparadas. A artista é Patrimônio Vivo de Pernambuco e está atualmente com uma exposição no Paço de Frevo.

No ano que vem, Lia de Itamaracá será samba-enredo de duas escolas de samba, a Império da Tijuca, no Rio de Janeiro e a Nenê de Vila Matilde, em São Paulo. Em São Paulo, o tema será “Cirandando a vida pra lá e pra cá. Sou Lia, sou Nenê, sou de Itamaracá”. Já a homenagem carioca tem o tema “Sou Lia de Itamaracá, cirandando a vida na beira do mar”.