Nesta semana, as escolas Império da Tijuca, do Rio de Janeiro, e Nenê de Vila Matilde, de São Paulo, escolheram seus respectivos sambas enredos que irão homenagear Lia de Itamaracá, nos desfiles do Carnaval 2024, unindo fatos da história da cirandeira, e ressaltando os aspectos poéticos e místicos que a envolvem.
Império da Tijuca
O Império da Tijuca levará para a Marquês de Sapucaí, no dia 09 de fevereiro, pela Série Ouro, o samba “Sou Lia de Itamaracá cirandando a vida na beira do mar”, de autoria do carnavalesco Júnior Pernambucano. A composição é de Eduardo Katata, JC Couto, Henrique Badá, Ferretti da Ponte, Sérgio Gil, Gilsinho Oliveira, Gabriel Machado Charuto e Gabriel Cascaro Gavião. A escola agora se prepara para a gravação oficial do samba e para o início dos ensaios de canto e comunidade.
Confira o samba do Império da Tijuca:
Leia também:
- Lia de Itamaracá ganha nova exposição, desta vez na ilha que a consagrou
- Exposição de Lia de Itamaracá no Paço do Frevo celebra vida e obra de uma das artistas mais potentes da cultura popular brasileira
- Lia de Itamaracá resgata a esperança de tempos melhores na nova faixa “Dorme, Pretinho”
Nenê de Vila Matilde
O enredo da Nenê de Vila Matilde em homenagem a Lia de Itamaracá se chama “Cirandando a vida pra lá e pra cá, sou Lia, sou Nenê, sou de Itamaracá“. O samba é de autoria dos consagrados compositores Kaska, Léo do Cavaco, Silas Augusto, Luís Mancha, Dr. Elio, Vitão e Bruno Giannelli. O samba-enredo baseia-se na inspiradora história de Lia de Itamaracá, que une pesquisa histórica e liberdades poéticas para narrar a história da cantora. A canção investiga os desafios enfrentados por Lia ao navegar pelas adversidades da vida.
Confira o samba de Nenê de Vila Matilde: