Lady Gaga fez o maior show da sua carreira e um dos maiores de todos os tempos neste último sábado (3), no Rio de Janeiro. Segundo estimativas iniciais da Prefeitura do Rio, o espetáculo reuniu 2,1 milhão de pessoas na Praia de Copacabana, na Zona Sul carioca.
Visivelmente emocionada, a artista estadunidense agradeceu todo o apoio dos fãs e citou os mais de dez anos de espera desde a última vez em que esteve no Brasil. “Me sinto sortuda, orgulhosa e profundamente grata. Estamos fazendo história, mas ninguém faz história sozinho. Sem vocês eu não seria capaz. Obrigada por fazerem isso comigo”, disse Gaga em uma carta lida no palco com tradução simultânea para o português por Nicolas, seu intérprete .
“O mais gratificante é que vocês esperaram por mim. Esperaram mais de dez anos! Talvez estivessem pensando ‘Por que não vim’, mas eu estava me curando, ficando mais forte. Enquanto isso aconteceu, algo mais forte aconteceu. Vocês seguiram lá, continuaram torcendo, pedindo pra eu voltar quando estivesse pronta”, disse Gaga. “Aqui estou. Obrigada por esperarem, por me receberem com tanta gentileza e esperarem com os braços abertos.”
A apresentação seguiu quase o mesmo conceito do show que ela fez no Coachella, em abril e no México, na semana passada. Porém, o show no Brasil teve mais músicas e uma maior interação com a plateia. O repertório se dividiu em cinco atos, em um estilo ópera-rock, com uma cenografia de ares góticos.
Lady Gaga adaptou alguns dos seus figurinos e cenários para celebrar o Brasil. Logo no primeiro ato, na faixa “Abracadabra”, ela surgiu com um vestido verde e azul com uma espécie de “faixa presidencial” com detalhes prateados. Antes de “Alejandro”, num balcão elevado, a cantora exibiu a bandeira do Brasil. Seu corpo de baile também vestiu a bandeira da seleção brasileira de futebol em determinado ponto do show.
Em outro trecho, novamente emocionada, Gaga enalteceu a comunidade LGBTQIA+ e levantou a bandeira do arco-íris.
Veja o setlist:
Ato I — Of Velvet and Vice
- “Bloody Mary”
- “Abracadabra”
- “Judas”
- “Scheiße”
- “Garden of Eden”
- “Poker Face”
Ato II — And She Fell Into a Gothic Dream
- “Perfect Celebrity”
- “Disease”
- “Paparazzi”
- “Alejandro”
- ”The Beast”
Ato III — The Beautiful Nightmare That Knows Her Name
- “Killah”
- ”Zombieboy”
- ”Die With a Smile”
- ”How Bad Do U Want Me”
Ato IV — To Wake Her Is To Lose Her
- ”Shadow of a Man / Kill For Love”
- ”Born This Way”
- “Blade of Grass”
- “Shallow”
- ”Vanish Into You”
Ato final — Eternal Aria of the Monster Heart
- “Bad Romance”


