Festival Brasil Stop Motion presta homenagem ao tcheco Jan Balej

Little from the fish shop6 Copia
"Little From The Fish Shop", um conto para adultos. (Divulgação).
"Little From The Fish Shop", um conto para adultos. (Divulgação).
“Little From The Fish Shop”, um conto para adultos. (Divulgação).

O Festival Internacional Brasil Stop Motion chega à sua quinta edição na semana que vem. As exibições acontecem de 24 a 28 de novembro com 61 filmes de 26 países, incluindo Mostra Competitiva, Mostra com Audiodescrição e filme do homenageado.

O evento movimenta a capital pernambucana com exibições de filmes, oficinas e master class. Desta vez, a homenagem será para o renomado diretor tcheco Jan Balej, que apresenta, logo na noite de abertura, no Cinema São Luiz, o seu longa Malá z rybárny (Little from the fish shop). Balej apresenta o seu novo trabalho pela primeira vez na América do Sul.

A Mostra Competitiva também acontece no Cinema São Luiz, de terça a sexta, a partir das 19h30, e no sábado, a Mostra Infantil começa às 17h. Todas as sessões são gratuitas. Apostando na inclusão e acessibilidade, o festival promove a Mostra com Audiodescrição, que acontece no Cinema do Museu, em Casa Forte, no dia 25 de novembro, às 15h.

O diretor tcheco Balej. (Divulgação).
O diretor tcheco Jan Balej. (Divulgação).

Neste ano, a Mostra Competitiva terá 51 filmes de 23 países, incluindo produções nacionais e de países como Holanda, Austrália, Israel, Finlândia, Argentina, França, Uruguai, Estados Unidos, Itália, Canadá, Índia, Inglaterra, Espanha e outros. O Brasil está representado com os curtas Bem me Quer, de Levi Magalhães (Ceará), The Old Lady, de Eve Ferretti (Curitiba), O quebra-cabeça de Tarik, de Maria Leite (Belo Horizonte) e Òrun Àiyé – A criação do mundo, de Jamile Coelho e Cintia Maria (Bahia).